Professor de Farmacologia da UFSC é condecorado com Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia

12/07/2019 11:49

O professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) João Batista Calixto, orientador do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (PPGFMC) e atual coordenador do Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIEnP), foi condecorado com o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia. A honraria foi criada para reconhecer o valor de pesquisadores que contribuem significativamente para o desenvolvimento do Brasil nas áreas de Ciências Exatas e Engenharias.

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (USP), Calixto é pesquisador nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro da Academia Brasileira de Ciências. O professor possui mais de 400 trabalhos publicados internacionalmente, com mais de 56 mil citações via Web of Science, Scopus e Google Scholar. Foi editor de revistas internacionais, orientou 38 dissertações de mestrado, 37 teses de doutorado e 36 estudantes de pós-doutorado. Proferiu mais de 350 palestras pelo mundo, possui 24 patentes no Brasil e no exterior, participou do desenvolvimento de três produtos que estão no mercado e de outros que estão em estudos clínicos.

Em nota, a coordenação do PPGFMC parabenizou o professor “por toda esta trajetória de mais de 40 anos de sucesso, realizando Ciência de qualidade reconhecida internacionalmente e formando dezenas de mestres e doutores que hoje contribuem com o desenvolvimento de nosso país”.

A edição do Prêmio CBMM deste ano registrou 83 inscrições, sendo 46 candidaturas para Ciência e 37 para Tecnologia. Calixto foi premiado na categoria Tecnologia. Por sua vez, o professor Marcelo Viana, pesquisador titular e diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), foi condecorado na categoria Ciência.

> Assista ao videobiografia produzido pelo CBMM:

Tags: João Batista CalixtoPrêmio CBMM de Ciência e TecnologiaPrograma de Pós-Graduação em Farmacologia (PPGFMC)UFSC