Pós-graduação em Física promove seminário sobre ciência de dados

09/07/2019 10:43

A Pós-graduação em Física (PPGFSC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoverá, na próxima sexta-feira, dia 12 de julho, o seminário Físicos no Mercado da Ciência de Dados. Ministrado pelo doutorando Igor Dornelles Schoeller Siciliani, o evento está agendado para as 10h15min, na sala 212, Auditório do Departamento de Física, no Campus Florianópolis.

A Ciência de Dados pode ser resumida como a combinação de habilidades de programação, conhecimentos em matemática e modelagem estatística, bem como conhecimento de negócio e teoria da informação. De acordo com o convite para o seminário, esta nova ciência de domínio multidisciplinar surgiu com o barateamento do custo do armazenamento de dados e o aumento exponencial da capacidade de processamento.

“Hoje, praticamente, todos os sistemas e aplicativos do nosso cotidiano possuem algum componente feito por um cientista de dados, tais como, algoritmos de recomendação de vídeos, filmes, notícias e até mesmo de amigos; robôs autônomos operando grandes quantias em bolsas de valores, analisadores de créditos bancários, entre outros”, traz o texto de apresentação do evento, cuja presença é obrigatória para os alunos matriculados na disciplina Seminários do PPGFSC.

No encontro serão abordados temas como: computação distribuída, map-reduce, análise de dados não-estruturados e aprendizagem de máquina, além de tratar das possibilidades e desafios para físicos que desejam ingressar nessa área de trabalho. O convite para participação estende-se a professores e alunos da UFSC.

Mais informações no site ppgfsc.posgrad.ufsc.br.

Tags: Ciência de Dadosfísicapós-graduação em físicaPPGFSCPrograma de Pós-Graduação em Física (PPGFSC)