Teatro da UFSC recebe espetáculo ‘Minha pequena Irlanda’ neste sábado e domingo

13/06/2019 10:25

Atrizes Marina Bento Veshagem e Lílian Zoldan no espetáculo Minha Pequena Irlanda. Foto: Dayane Ros

O Teatro da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá mais duas apresentações do espetáculo Minha pequena Irlanda, neste sábado e domingo, dias 15 e 16 de junho. A peça é uma adaptação do romance Finnegans Wake, de James Joyce, publicado em 1939, e integra a programação comemorativa do Bloomsday 2019 de Florianópolis, cujas atividades tiveram início na semana passada. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro, que abre uma hora antes do início da sessão.

Minha pequena Irlanda é uma adaptação teatral do capítulo VIII de Finnegans Wake, de James Joyce e das cartas trocadas entre o escritor e sua mulher, Nora Barnacle. A montagem é um trabalho do grupo teatral Os Ciclopatas, formado pela professora Dirce W. do Amarante, que atua no Curso de Artes Cênicas e na Pós-graduação em Estudos da Tradução da UFSC, por alunos de Artes Cênicas da UFSC e UDESC e alunos da Pós-graduação em Estudos da Tradução. Além da professora Dirce, também trabalham na organização do Bloomsday da Ilha: Clélia Mello e Sérgio Medeiros.

Espetáculo: Minha pequena Irlanda (Grupo Teatral Os Ciclopatas)
Concepção e adaptação: Dirce Waltrick do Amarante
Tradução de fragmentos do capítulo VIII de Finnegans Wake: Dirce Waltrick do Amarante
Tradução das cartas de James Joyce e Nora Barnacle: Dirce Waltrick do Amarante e Sérgio Medeiros
Direção: Fabrício Bogas Gastaldi
Co-direção e operação de som e imagem: Dayane Ros
Atrizes: Marina Bento Veshagem e Lílian Zoldan
Vozes: Marina Bento Veshagem e André Zacchi
Iluminação: JV
Cenário e figurino: Dirce Waltrick do Amarante e Fabrício Bogas Gastaldi
Duração do espetáculo: 60 minutos
Classificação Indicativa: 18 anos

Sobre o Bloomsday

Em diversas partes do mundo celebra-se o Dia de Bloom, ou Bloomsday, em homenagem ao protagonista do romance Ulisses – obra de James Joyce que revolucionou a prosa de ficção no século XX. No Brasil, o Bloomsday é festejado há mais de duas décadas. Em São Paulo, onde o evento é tradicional, o Dia de Bloom ocorreu pela primeira vez em 1988 e foi organizado pelo poeta Haroldo de Campos e pela professora Munira Mutran, da Universidade de São Paulo (USP). Em Florianópolis, o primeiro Bloomsday ocorreu em 2002 e desde então é organizado pelos professores da UFSC Dirce Waltrick do Amarante, Sérgio Medeiros e Clélia Mello, que se uniu aos coordenadores em 2011.

Os eventos relacionados ao Bloomsday 2019 em Florianópolis contam com o apoio do Consulado-geral da Irlanda em São Paulo (Cônsul-geral: Barry Tumelty), Education in Ireland (Sarah O’Sullivan), Pós-graduação em Estudos da Tradução e Secretaria de Cultura e Arte/Departamento Artístico Cultural (UFSC), e Universidade Federal Fluminense.

SERVIÇO

O quê: Apresentação do espetáculo teatral Minha pequena Irlanda, integrando o Bloomsday 2019 de Florianópolis
Quando: dia 15 de junho, às 18h, e 16 de junho, às 17h
Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), em frente à Praça Santos Dumont, na rua Desembargador Vítor Lima, nº 117 – Trindade, Florianópolis (SC)
Quanto: gratuito e aberto à comunidade. Os ingressos para o espetáculo devem ser retirados na bilheteria do teatro, que abre uma hora antes do início das apresentações.
Contato: pelo telefone (48) 99981-3294 ou pelo e-mail

Matheus Bonfim/Estagiário de Jornalismo/ DAC/ SeCArte/ UFSC, com textos e fotos da coordenação do evento

Tags: BloomsdayBloomsday FlorianópolisDepartamento Artístico Cultual (DAC)/SeCArte/UFSCteatroTeatro da UFSC