Segurança Jurídica na Gestão de Projetos de Inovação é tema de curso da Procuradoria Federal

13/06/2019 09:14

Realizado nesta terça-feira, 11 de junho, na UFSC, o curso “Aspectos Legais da Gestão de Projetos de Inovação na Administração Universitária”, ministrado pelo Procurador-Chefe da Procuradoria Federal junto à UFSC, Juliano Scherner Rossi, teve a capacidade máxima do auditório esgotada e público composto por professores, coordenadores de projetos, advogados, pesquisadores da área de inovação tecnológica pertencentes às universidades públicas e instituições de ciência e tecnologia em nível nacional. A iniciativa buscou capacitar profissionais que atuam na gestão de projetos de inovação na Administração Universitária, a fim de reduzir riscos jurídicos e reputacionais, de modo a promover a incorporação de conhecimentos e habilidades jurídicas nas estratégias e ações cotidianas.

O curso teve a capacidade máxima do auditório esgotada. Foto: Ítalo Padilha.

A Pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da UFSC, Carla Cristina Dutra Búrigo, ressaltou a importância da  parceria estabelecida com a Procuradoria Federal junto a UFSC visando a capacitação dos gestores universitários, professores e técnicos administrativos. Já a Procuradora Federal e Coordenadora da Escola da Advocacia-Geral da União, Vânia Faller, destacou a relevância da temática do curso ministrado, considerando a pertinência da matéria de prevenção de riscos jurídicos na esfera da inovação tecnológica no âmbito das universidades públicas brasileiras.

O curso foi uma ação do Programa Estratégico de Advocacia Preventiva da Procuradoria Federal junto à UFSC. Somente no último ano, o programa capacitou mais de 250 profissionais da Comunidade Universitária.  As capacitações jurídicas contribuem para o processo de identificação e eliminação das causas dos potenciais problemas jurídicos da universidade e promovem o autocuidado dos agentes públicos da UFSC em suas atividades profissionais.

Na oportunidade, também foi  lançado o vídeo institucional do Programa Estratégico de Advocacia Preventiva, com o objetivo de promover a articulação de esforços a fim de conferir maior eficiência e celeridade na gestão de informações, procedimentos e processos que visam o controle da gestão universitária da UFSC. O vídeo foi produzido em parceria com a Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) e da TV UFSC. Também contou com a participação da Secretária de Aperfeiçoamento Institucional da UFSC, Liz Beatriz Sass; do Corregedor-Geral da UFSC, Ronaldo David Viana Barbosa; presidente do Comitê de Ética da UFSC, Odival César Gasparotto; do Ouvidor da UFSC, Fabiano Seeling Paulokun e do contador da Auditoria da UFSC, Ivan Almeida de Azevedo.

A capacitação foi promovida pela Procuradoria Federal junto à UFSC em parceria com a Escola de Gestores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Santa Catarina (Prodegesp/UFSC), a Escola da Advocacia-Geral da União em Santa Catarina (EAGU/SC) e o Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC (PPGAU/UFSC).  O curso teve o apoio da Associação Nacional de Advogados Públicos Federais (ANAFE), Secretaria de Inovação da UFSC (SINOVA/UFSC), da Associação Brasileira de Integridade e Conformidade (ABIC) e do Grupo de Pesquisa em Direito “Governo Eletrônico, Inclusão Digital e Sociedade do Conhecimento” do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Viviane Regina da Silva, Agente de Comunicação da Procuradoria Federal junto à UFSC.

Tags: AgecomProcuradoria Federal junto à UFSCPrograma Estratégico de Advocacia PreventivaTV UFSCUFSC