Professora da UnB lança livro e realiza conferência no CFH nesta segunda, dia 10

10/06/2019 11:08

O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza nesta segunda-feira, 10 de junho, a partir das 19h30, no Auditório do CFH (Bloco B), uma conferência com a professora de História da Universidade de Brasília (UnB), Ana Flávia Magalhães Pinto.

A professora fará, um pouco antes, às 18 horas, o lançamento do livro Escritos de liberdade: literatos negros, racismo e cidadania no Brasil oitocentista, publicado pela Editora Unicamp, que “apresenta um estudo detalhado sobre as articulações diretas e indiretas realizadas por homens negros, livres e letrados atuantes no cenário político-cultural das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX”(disponível AQUI).

Sobre a autora

Divulgação: Currículo Lattes.

Ana Flávia Magalhães Pinto é doutora e pós-doutora em História pela Unicamp, mestre em História pela UnB; bacharel em Jornalismo pelo UniCEUB; e licenciada em História pela Unip. Professora adjunta da área de Teoria e Metodologia do Ensino de História do Departamento de História da UnB e autora de Imprensa negra no Brasil oitocentista(Selo Negro, 2010) e organizadora, junto com Sidney Chalhoub, da coletânea Pensadores negros – Pensadoras negras: Brasil, séculos XIX e XX (EDUFRB e Fino Traço, 2016), entre outras publicações.

É atualmente coordenadora nacional do Grupo de Trabalho Emancipações e Pós-Abolição da Anpuh. Integra os Grupos de Pesquisa Laboratório de História Oral e Imagem (UFJF) e Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Raciais e de Gênero.

Tags: Ana Flávia Magalhães PintoCFHhistóriaracismoUFSCUnB