Núcleo de Educação Ambiental é homenageado pela Câmara Municipal de Florianópolis

11/06/2019 14:52

No Dia Mundial do Meio Ambiente, em 05 de junho de 2019, o Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb/UFSC) recebeu homenagem na sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores de Florianópolis, em reconhecimento às atividades desempenhadas no município. Na ocasião, a acadêmica Natália Silvério recebeu o certificado em nome do Núcleo e destacou a importância da extensão universitária e educação ambiental, bem como as atividades desenvolvidas pelo NEAmb ao longo de 12 anos.

O NEAmb é uma iniciativa de estudantes que conta com apoio institucional da Universidade Federal de Santa Catarina, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, do Centro Tecnológico e da Pró-Reitoria de Extensão).

Sobre o NEAmb

O NEAmb é um  núcleo de extensão vinculado ao curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC e reconhecido pelo Centro Tecnológico (CTC/UFSC), onde fica sua sede. O Núcleo nasceu em 2007 e desde então vem sonhando e desenvolvendo diversos projetos voltados à Educação Ambiental. O Núcleo é uma iniciativa de estudantes do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental envolvidos em projetos interdisciplinares de extensão universitária. O principal objetivo é inserir e trabalhar as questões socioambientais em todos os centros da UFSC e nas comunidades de atuação dos projetos, incentivando metodologias interdisciplinares e desenvolvendo pesquisas com a aplicação de tecnologias sociais, através do suporte técnico e do conhecimento gerado na Universidade. Outras ações do grupo são mutirões, palestras, aulas, dinâmicas, oficinas, capacitações, trotes eco-solidários e intervenções artísticas diversas.

Em 2019, os principais projetos estão sendo desenvolvidos junto à escola Beatriz de Sousa Brito. São eles:

Bioconstrução: utiliza e estimula princípios da permacultura e da bioconstrução, atuando também com construções como exemplo tátil de sustentabilidade e interdisciplinaridade.

Captando consciência: procura valorizar a água, abordando seu ciclo e  gestão de uso, bem como desenvolvendo um projeto de captação de água da chuva para a escola.

Lixo zero: com base no conceito Lixo Zero promove a educação ambiental e práticas de economia circular e solidária. Busca conscientizar a comunidade escolar incentivando a valorização, redução da geração, reutilização, reciclagem e compostagem dos resíduos

Mãos à Horta!: Promove a transformação da paisagem com o cultivo de hortas a partir de princípios de design permacultural e agroecologia, resgatando o uso e cultivo de plantas medicinais e PANCs.

Mais informações:

facebook.com/pagina.neamb/

instagram.com/neamb_ufsc/

Tags: Centro Tecnológico (CTC/UFSC)Departamento de Engenharia Sanitária e AmbientalEngenharia Sanitária e AmbientalNúcleo de Educação Ambiental (NEAmb/UFSC)Pró-reitoria de Extensão da UFSC (Proex)UFSC