Mestrando da UFSC é único representante brasileiro em concurso espanhol de Design

07/06/2019 16:43

O mestrando Irandir Izaquiel, do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é o único representante brasileiro em um prêmio espanhol de Design, o XII concurso Bajo Coste 2019. Com o tema “Produtos e soluções de suporte de baixo custo”, a edição deste ano tem o objetivo de promover o desenvolvimento de adaptações, criação de produtos de apoio, recursos de baixo custo e sua distribuição gratuita. Esta etapa do concurso está recebendo o voto popular. O público pode votar no projeto do estudante da UFSC aqui.

Sobre o projeto

Da observação de uma situação real, especificamente dos movimentos realizados por uma usuária cadeirante durante sua transferência do ambiente interno de sua residência para a  rua, o mestrando teve a ideia de desenvolver um dispositivo para facilitar sua locomoção diária e aumentar sua independência e autonomia por meio da Tecnologia Assistiva.

Vídeo com a simulação do dispositivo que seria acoplado à cadeira de rodas:

Vídeo sobre a vida cotidiana de Elô, a cadeirante que inspirou o projeto:

Este ano, o concurso foi convocado pela ESAAC (Espanha) , CEDETiUC (Chile), UNITEC (Argentina) e TEIAS (Brasil).

O link para a votação está disponível aqui.

Tags: concursodesignespanhaPrograma de Pós-graduação em DesignUFSC