DIVULGA UFSC – 10/06/2019 – Edição 1259

10/06/2019 10:57

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br -10/06/2019 – Edição 1259

 

UFSC divulga 11ª chamada do Vestibular e 10ª chamada do SISU 2019

A Universidade Federal de Santa Catarina divulgou, nesta sexta-feira, 7 de junho, os editais nº 26 e nº 27, referentes à 11ª Chamada  Vestibular UFSC 2019 e 10ª Chamada  SISU-UFSC 2019. Confira os editais: 11ª Chamada  Vestibular UFSC 2019 e 10ª Chamada  SISU-UFSC 2019 . Mais informações na página do Departamento de Administração Escolar (DAE).

Curso sobre segurança jurídica na gestão de projetos de inovação ocorre nesta terça

O Programa Estratégico de Advocacia Preventiva da Procuradoria Federal junto à Universidade Federal de Santa Catarina promove o curso “Aspectos Legais da Gestão de Projetos de Inovação na Administração Universitária” no dia 11 de junho, terça-feira. O evento ocorre no Auditório Castro do Centro Tecnológico (CTC/UFSC) a partir das 14h. O curso será ministrado pelo Procurador-Chefe da Procuradoria-Federal de Santa Catarina, Juliano Scherner Rossi. O objetivo do curso é capacitar professores, técnicos e gestores universitários que atuam na gestão de projetos de inovação, a fim de reduzir riscos jurídicos e reputacionais, promovendo a incorporação de conhecimentos e habilidades jurídicas nas estratégias e ações cotidianas. O evento é gratuito e aberto para a comunidade universitária e externa. Continue a leitura » ».

Espaço Cultural Gênero e Diversidades convida para atividades gratuitas nos dias 11 e 12

O Espaço Cultural Gênero e Diversidades (ECGD), desenvolvido em parceria com a SeCArte e a Saad recebe nesta terça, 11 de junho, o Solo Teatral “Poeira” que inicia às 20 horas e visa abordar temas como masculinidade e marginalização da mulher negra, através de elementos de atuação, de dança e de canto. Já no dia 12 de junho, a partir das 12h15, acontece o Momento Bem-Estar “Práticas de respiração – princípios de Yoga”. Mais informações no Facebook.

Encontro de Políticas Linguísticas e Justiça Social ocorre dia 11 de junho no CCE

Organizado pelo Grupo de Políticas Linguísticas Críticas e Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC, o I Encontro de Políticas Linguísticas e Justiça Social será realizado no dia 11 de junho, na Sala Hassis, Bloco B do CCE. Às 14h, acontece a apresentação de trabalhos e às 18h, mesa-redonda com professores sobre o tema. As inscrições podem ser feitas no local. Mais informações.

Cineclube Rogério Sganzerla apresenta a mostra Juliana Roja com a exibição de ‘Trabalhar cansa’

Neste mês de junho, o Cineclube Rogério Sganzerla exibe a mostra “Juliana Roja”, que retrata o universo da classe-média paulistana. Os temas partem do cotidiano, as relações das pessoas com a cidade, questões de trabalho e vida pessoal, e até mesmo dignidade. Para iniciar a mostra, nesta terça-feira, 11 de junho, será exibido o filme “Trabalhar Cansa”, de Juliana Rojas, na Sala de Projeção do CCE (Primeiro andar do Bloco D – Sala 211). Mais informações na página do projeto.

Centros acadêmicos de engenharia organizam evento sobre ansiedade

O Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica (CAEE) e o Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica (CAME) promovem o workshop ‘Manejando a Ansiedade com Mindfulness’. O evento será realizado no dia 11 de junho, às 19h, no auditório da Engenharia de Produção e vai abordar como a ansiedade afeta a rotina e aprender técnicas para lidar com este estado. O workshop será realizado pela psicóloga Mariana Ladeira de Azevedo (UFSC), registrada no programa de formação de instrutores de Redução do Estresse Baseado em Mindfulness da University of California San Diego Center for Mindfulness (EUA). As inscrições podem ser feitas pelo link.

Semana do Meio Ambiente: ‘Legalizar a caça no Brasil é inconstitucional’

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) em 22 de maio deste ano revelou que 93% dos brasileiros são contra a legalização da caça no país. Outra pesquisa, também realizada pelo Ibope e publicada em 4 de junho, mostrou que 73% das pessoas são contra a flexibilização do porte de armas no Brasil. Contrariando essas estatísticas, que expressam a vontade da população, existem no momento cinco Projetos de Lei (PL) tramitando no Câmara dos Deputados que visam legalizar a caça no país. Continue a leitura » ».

SINTUFSC realiza assembleia extraordinária nesta terça-feira

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina – SINTUFSC convoca os trabalhadores da UFSC para participarem da Assembleia Geral Extraordinária, no dia 11 de junho, terça-feira, no Hall da Reitoria I, às 9h. Mais informações.

(In) Segurança, violência e repressão são temáticas na 20ª Semana Acadêmica de Ciências Sociais

A violência armada já matou 6,5 milhões de pessoas em todo o mundo desde 1990”. Com essa frase projetada na parede, participantes acompanharam a primeira mesa de debate do segundo dia da 20ª Semana Acadêmica de Ciências Sociais, realizada no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), debateram sobre ‘O cientista social e a conjuntura’. A mesa de abertura dos debates na quarta-feira, 5 de junho, abordou “Políticas Públicas – segurança, armamento e violência”. Continue a leitura » ».

Estudantes de jornalismo da UFSC são selecionados para imersão no Profissão Repórter 2019

Seis estudantes do curso de Jornalismo da UFSC compõem a lista de 10 duplas selecionadas para participarem no projeto Globo Lab Profissão Repórter 2019. Os selecionados farão uma imersão na sede da TV Globo, em São Paulo, a partir do dia 10 de junho, passando cinco dias na redação do programa para reeditar as reportagens enviadas na etapa de seleção. A mentoria será realizada pelo jornalista Caco Barcellos e, ao final, os vídeos serão publicados na página online do Profissão Repórter. Continue a leitura » ».

MArquE recebe a exposição “Vivo ou Morto?” até 28 de julho

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE) recebe até o dia 28 de julho, das 9 às 19 horas, de terça a sexta-feira, a exposição “Vivo ou Morto?”, que propõe uma reflexão acerca do tema “morte” sob a perspectiva do patrimônio  nacional. A atividade foi idealizada pelos estudantes do curso de Museologia da UFSC durante a disciplina de Prática de Exposição 2019 e visa estimular a reflexão acerca do que vem a ser o patrimônio de uma nação demonstrando, dessa forma, a importância de ser preservado e não apagado de nossas memórias. Mais informações em  https://www.instagram.com/vivomortoexpo/.

Professora de Jornalismo da UFSC lança livro “365 dias que mudaram o Brasil”

O livro “365 dias que mudaram o Brasil” reúne eventos que impactaram a história brasileira, tudo organizado de 01 de janeiro a 31 de dezembro. Resultado de dois anos de pesquisa da professora de jornalismo Valentina Nunes (CCE/UFSC), a obra é publicada pela Editora Planeta. A sessão de autógrafos de lançamento será no Café Bairó, no Centro Integrado de Cultura (CIC), a partir das 18h30, do dia 11 de junho. Informações:   ou (11) 3087-8845.

Reforma da Previdência em debate no CFH

A atividade de formação proposta pela Assembleia Geral do Curso de Filosofia será realizada nesta terça-feira, dia 11 de junho, às 14 horas, no auditório do CFH. Com o tema “Implicações da Reforma da Previdência”, o evento, organizado pelo Centro Acadêmico, tem como convidados os economistas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE): Mauricio Murinari e Tamara Lopes. Informações: pelo e-mail   ou no facebook.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook

 


Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
/ +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.