Semana UFSC – Edição Especial: 5ª Semana da Dança

24/05/2019 22:00

Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Semana UFSC no site.

Semana UFSC

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
http://secarte.ufsc.br/semanadadancaufsc/programacao | 27 a 31 de maio de 2019

APRESENTAÇÃO

Semana UFSC – Edição Especial: 5ª Semana da Dança 

Começa nesta segunda-feira, 27 de maio, a 5ª Semana da Dança – UFSC. Durante cinco dias a dança estará presente no campus universitário em espetáculos, ações performáticas, debates, exposição fotográfica e oficinas. Com uma programação diversificada, gratuita e aberta à comunidade, a 5ª Semana da Dança contempla uma multiplicidade de propostas. Saiba como retirar os ingressos gratuitamente aqui.

I Colóquio Latino-Americano de Antropologia da Dança

Paralelamente às atrações da 5ª Semana da da Dança – UFSC, entre os dias 27 e 31 de maio acontece também o I Colóquio Latino-Americano de Antropologia da Dança. O colóquio é composto por 12 Mesas Temáticas, 4 Painéis, 5 minicursos e 10 oficinas, agregando em torno de 60 pesquisadores de dança e performance, vinculados a grupos de pesquisa diversos, provenientes de aproximadamente 20 instituições de ensino.O objetivo geral do evento é promover o diálogo entre pesquisadores que atuam no campo das Artes/Dança, em Interface com a Antropologia, e vice-versa, aproximando seus campos de pesquisa dos estudantes e docentes da UFSC e de outras universidades brasileiras, bem como da comunidade não acadêmica de Florianópolis, interessada em conhecer e/ou vivenciar práticas diversas de dança, sob a ótica de distintas abordagens teórico-metodológicas.

PROGRAMAÇÃO

27 de maio, segunda-feira

  • 15h | Oficina: Dança Contemporânea, com Waldete Brito (UFPA)

Esta oficina aborda, de modo teórico-prático, o uso da improvisação e contato improvisação como um caminho para a descoberta de diferentes modos de pensar o corpo na cena da contemporaneidade. Será realizada às 15h, na Sala 210, Bloco D do CCE, Artes Cênicas. Para inscrever-se basta chegar 20 minutos antes do início da atividade.

  • 17h30 | Jam Session: contato-improvisação, com Ana Alonso

Jam: espaço seguro para a livre experimentação em dança improvisada. JAM significa Jazz After Midnight. Como os músicos de jazz, é possível praticar Contato Improvisação dançando nas JAM’s. O fundamental é que, toda vez que dançamos, temos o potencial para aprender. Os participantes sempre têm a escolha sobre a forma de começar, como se engajar, como e quando finalizar uma dança. A Jam Session tem classificação de 16 anos. A atividade inicia às 17h30, no Espaço de Cultura Gênero e Diversidades.

  • 20h | Abertura: 5ª Semana da Dança – UFSC
  • Ação Performática: Colônia – mobilidade emergente de autonomia coletiva, com Grupo Cena 11 Cia de Dança e performers convidados

Uma situação coreográfica formulada para gerenciar o encontro de um grande número de pessoas com o objetivo de compor, através de comportamentos simples, um objeto cênico de padrões complexos. A ideia é trabalhar com um  elenco de 40 performers, com artistas do grupo Cena 11 e alunos da UFSC. A entrada para essa atração está disponível na Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13 às 17h. Serão concedidos até 2 ingressos por pessoa. A ação tem classificação de 18 anos e será realizada no Auditório Garapuvu, às 20h.

28 de maio, terça-feira

  • 14h | Instalação Coreográfica: “Biblioteca da Dança”, de Neto Machado e Jorge Alencar (Bahia/Mundão)

Biblioteca de Dança é uma instalação coreográfica em que artistas da dança conversam com o público, corpo a corpo, compartilhando coreografias que marcaram suas vidas. As apresentações serão realizadas às 14h, no Piso Superior da Biblioteca Central. Cada dançarino participante é como um livro vivo que está disponível por algumas horas para que o público acesse diferentes “contações coreográficas” de histórias, por quanto tempo desejar, de modo íntimo e relacional.

  • 18h | Conversa/debate: “Bibliotecas, Arquivos e Histórias em Dança”, com Jorge Alencar, Neto Machado, Cláudia Müller, Vânia Oliveira e Ruan Wills

Conversa/debate às 18h, na Sala Harry Laus, na Biblioteca Central, com os criadores e o elenco de Biblioteca da Dança sobre modos de pensar a história da dança a partir da própria dança; registro e documentação como coreografia; e questões referentes ao processo de montagem da instalação coreográfica Biblioteca da Dança.

  • 20h | Espetáculos: “Katecô” e “Mask”, com Coletivo MUANES Dançateatro

O Coletivo MUANES Dançateatro apresenta duas cenas de seus trabalhos coreográficos “Katecô” e “Mask”. Formado por bailarinos, atores, músicos, o Coletivo MUANES Dançateatro aposta nas fusões como uma forma de conceber arte dançada e tem como base a estética diaspórica da cena. Ao mesmo tempo contemporâneo e ancestral propomos o cantar, dançar, batucar e dramatizar presentes como expressões daquilo que fomos e que somos. As cenas serão apresentadas no Auditório Garapuvu,às 20h. A entrada para essa atração está disponível na SeCArte.

29 de maio, quarta-feira

  • 15h | Oficina: Butoh, com Patrícia Aschier (UBA)

BUTOH é uma dança japonesa que explora a relação Corpo-Natureza-Cultura. Neste sentido, sua prática é possível em contextos diferentes da tradição que a originou, visto que sua técnica permite explorar a linguagem corporal individual a partir do tecido cultural próprio. A oficina será realizada na Sala 208, Bloco D do CCE e incentivará a exploração das possibilidades do esquema corporal dos participantes, a partir de um encontro com os sentidos e com as percepções.

  • 15h | Oficina: Vogue, com William Mario

A oficina fará uma introdução a cultura Vogue, tanto na questão prática quanto teórica, resgatando sua história e importância política no meio LGBTQI. A parte prática consiste em um treino dos elementos básicos do Vogue Femme finalizando com uma sequência coreográfica. A atividade será realizada na Sala 210, Bloco D do CCE, às 15h. Não é necessário ter experiência com o estilo.

  • 19h | Espetáculo: “ECO”, com Karin Serafin e direção de Alejandro Ahmed e Renato Turnes

“ECO” é um afeto remix, é uma experiência de auto reconhecimento, é uma manifestação no tempo daquilo que a memória guarda, é a dança esculpida pelo modo como o corpo responde a necessidade de continuar. ECO será realizado às19h, no Espaço Caixa Preta, Bloco D do CCE. O espetáculo é o mais novo trabalho da intérprete Karin Serafin que investiga o seu corpo considerando-o a “casa” para as imitações, repetições, recordações, vestígios e memória provocadas por dois diretores diferentes.

30 de maio, quinta-feira

  • 19h | Ação performática: “DEUESES”, com Grupo KAOIWAS

O espetáculo “DEUSES” têm como foco de pesquisa a transformação, o crescimento e a evolução dos seres humanos, o bem como causa principal das ações humanas. Ação tem início às 19h, no Auditório Garapuvu. Os ingressos serão entregues no local do evento 30 minutos antes do início da apresentação. Será concedido somente 1 ingresso por pessoa.

31 de maio, sexta-feira

  • 14h30 | Painel: Graduação em Dança em Debate

O Painel “Graduação em Dança em Debate” será exibido às 14h30, na Sala Laranjeira. A atividade faz parte da programação do I Colóquio Latino-Americano de Antropologia da Dança que acontece na UFSC entre os dias 27 e 31 de maio.

  • 18h | Cortejo, com Afoxé Amigos de Katendê, Baque Mulher, Suzana Martins e Antônio Oxossy

A saída para o cortejo tem início às 18h, em frente ao Centro de Cultura e Eventos.

  • 19h | Espetáculo: Farpa, Ronda Grupo

O espetáculo em formato solo Farpa aborda o corpo político na mulher. Farpa é ação de insurgência, é um chamamento, é um uivo. A luta da mulher se dá no corpo, a memória está no corpo e é pelo corpo e em favor dele que a batalha acontece. O espetáculo tem classificação de 12 anos e será realizado às 19h, no Espaço Caixa Preta, no CCE. Os ingressos serão entregues no local do evento 30 minutos antes do início da apresentação. Será concedido 1 ingresso por pessoa.

MAIS INFORMAÇÕES

Site do evento

Confira a programação completa no link. Acompanhe, curta e compartilhe também pelo Facebook.

Exposição ‘O Fotógrafo Também Dança’ é uma das atrações da 5ª Semana da Dança UFSC

Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos recebe durante todo o mês de maio a exposição “O Fotógrafo também Dança”. Concebida pelo fotógrafo catarinense Cristiano Prim, a mostra temporária exibe 20 imagens no tamanho 60 x 90, impressas em papel Canvas Canson Photoart 395gsm. A exposição “O Fotógrafo Também Dança” é uma das atrações da V Semana da Dança UFSC, que acontecerá entre os 27 a 31 de maio. O evento traz várias apresentações gratuitas para toda comunidade. Aberta ao público durante todo mês de maio, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h.

Acompanhe outras notícias da UFSC
www.noticias.ufsc.br
Confira a programação da TV UFSC
www.tv.ufsc.br
Siga a UFSC nas redes sociais

Twitter
FacebookGoogle+

 


Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias da Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
+55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber este informativo, clique aqui.