Laboratório Fotovoltaica UFSC realiza I Encontro de Mulheres na Energia Solar, dia 4

29/05/2019 14:01

A Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS), em parceria com o Laboratório Fotovoltaica UFSC, o Instituto IDEAL e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, promove o I Encontro de Mulheres na Energia Solar, no dia 4 de junho, às 14 horas, no Auditório do Fotovoltaica UFSC, no Sapiens Parque. O objetivo do evento é reunir mulheres que atuam na área da energia solar, e nas renováveis como um todo, para discutir os aspectos relacionados às oportunidades e aos desafios encontrados no setor.

“O intuito é nos conhecermos e trocarmos experiências, para, juntas, pensarmos em como nos unir e nos fortalecer”, comenta a pesquisadora do Laboratório Fotovoltaica UFSC, Aline Kirsten. Marília Braga, pesquisadora do mesmo laboratório, explica que a intenção é discutir questões de equidade de gênero na área de engenharia e energias renováveis. “Queremos, inclusive, convidar homens a participarem deste diálogo”, comenta a pesquisadora.

A programação do evento consiste na apresentação de mulheres de diferentes setores das energias renováveis, da área acadêmica, do mercado e de ONGs, seguida de um painel de discussão sobre a inclusão das mulheres no setor. Para participar, é necessário se inscrever previamente por meio deste link. O evento também será transmitido ao vivo pelo canal do Lab. Fotovoltaica-UFSC no YouTube.
Mais informações pelo telefone (48) 3721-4598 e pelo e-mail

Confira a seguir a programação completa do evento:

14:00 – Abertura e boas vindas (Grupo Fotovoltaica-UFSC)

14:10 – Apresentação e boas vindas (Izete Zanesco – ABENS)

14:20 – “Mulheres na Ciência: Produtividade e Maternidade” (Aline Cristiane Pan – UFRGS / Grupo de Trabalho de Equidade de Gênero da CAPES)

15:00 – “Olhar Feminino Sobre o Direito à Energia Limpa” (Alessandra da Mota Mathyas – WWF Brasil)

15:20 – “Equidade de Gênero em Projetos de Cooperação Internacional” (Paula Scheidt Manoel e Karla Hernandez – Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH)

15:40 – Painel de discussão

16:10 – Encerramento

Tags: Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS)I Encontro de Mulheres na Energia SolarLaboratório Fotovoltaica UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina