Distúrbios do sono, autismo, compulsão e demência são temas de evento no HU

22/05/2019 12:28

Distúrbios do sono, distúrbios neuropsicológicos relacionados a diferentes condições, como o uso de drogas, esquizofrenia, tumores cerebrais, autismo, problemas de cognição do idoso, impulsividade e compulsividade, esclerose múltipla, diagnóstico de demência e a teoria da mente em época de redes sociais. Estes são alguns dos temas que vão ser tratados por especialistas e pesquisadores de diferentes regiões do o Brasil nos próximos dois dias, em evento realizado no auditório do bloco Biomédico do Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HGU-UFSC).

Trata-se do V Congresso Sul-Brasileiro de Cognição e III Simpósio de Neurociência e Sono e III Jornada Catarinense de Neuropsicologia, que vão acontecer nos dias 23 e 24 de maio, quando serão apresentadas palestras e informações sobre os mais recentes estudos na área dos distúrbios neuropsicológicos.

O evento, que tem inscrições limitadas, está sendo organizado pelo Núcleo de Neuropsicologia e Saúde do HU-UFSC, coordenado pela neuropsicóloga Rachel Schlindwein-Zanini. Segundo ela, o interesse crescente por este evento, cuja primeira edição foi realizada em 2011, reflete a preocupação com a elevada frequência de doenças mentais e neurológicas, que atingem 700 milhões de pessoas no mundo, cerca de um terço das doenças não transmissíveis, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Rachel Schlindwein-Zanini explicou que o foco dos trabalhos do núcleo é o tratamento de pacientes ambulatoriais e internados no hospital, mas os temas desenvolvidos no evento dos dias 23 e 24 são de interesse geral, uma vez que problemas relacionados a distúrbios neuropsicológicos podem se manifestar em qualquer pessoa, como casos de compulsão por jogos ou compras, problemas cognitivos ou sintomas relacionados a doenças como Doença de Alzheimer e Parkinson.

O evento será aberto no dia 23 pela manhã, com atividades voltadas para os participantes e a programação científica começa na parte da tarde, quando serão apresentadas palestras sobre atualização dos distúrbios do sono e apneia do sono, além de apresentações sobre os estudos mais recentes nesta área.

No dia 24, pela manhã, haverá palestras sobre neuropsicologia e uso de drogas, sobre os procedimentos em Avaliação e reabilitação neuropsicológicas realizados regularmente no HU destinado aos pacientes com sequelas neurológicas, além de uma conferência sobre memória e linguagem em pacientes com tumores cerebrais. Na parte da tarde, os participantes terão informações sobre as contribuições da neuropsicologia para a compreensão dos casos de impulsividade e compulsividade, fibromialgia, esclerose múltipla, diagnóstico de demência e teoria da mente relacionado à época de redes sociais. Também haverá mesas sobre autismo e promoção da saúde no envelhecimento e cognição.

Alguns temas que serão tratados

– Sono

– Neuropsicologia e uso de drogas

– Neuropsicologia no HU-UFSC: atuação permanente em avaliação e reabilitação.

– Avaliação neurocognitiva em esquizofrenia

– Impulsividade, Compulsividade e cognição

– Teoria da Mente na época das redes sociais – visão do neurocientista

– Memoria e Linguagem em pacientes com Tumores Cerebrais

– Esclerose Múltipla

– Fibromialgia e FibroFog

– Diagnóstico breve de demência

 

Programação, informações e inscrições no site https://neuropsicologiaufsc.wixsite.com/2019

Sinval Paulino / Jornalista do HU-UFSC

Tags: Hospital UniversitárioHU UFSCUFSC