Cineclube Sessão de Arte retorna no dia 27 para a terceira edição

20/05/2019 10:58

O projeto “Cineclube Sessão de Arte, à tarde na UFSC III: o Autor-Diretor no Cinema de Arte” retorna no dia 27 de maio, às 14h30, na Sala de Projeção do Bloco D, do Centro de Comunicação e Expressão – CCE, para sua terceira edição. A obra de alguns autores-diretores será discutida sob a perspectiva da direção de arte.

O primeiro cineasta selecionado é o diretor italiano Federico Fellini, cujo objeto de estudo será “o clown”. Farão parte desta mostra os filmes, que segundo o diretor, compõem o universo cinematográfico “circo-cinema”, numa clara reverência ao circo que foi sua primeira referência artística e que tornou-se uma constante em seus filmes.

Os filmes de Federico Fellini a serem analisados são: Mulheres e Luzes, 1950; O Sheik Branco, 1952; Os Boas Vidas, 1953; A Estrada, 1954; As Noites de Cabíria, 1957; A Doce Vida, 1960; Fellini Oito e Meio, 1963; Julieta dos Espíritos, 1965; Fellini Satyricon, 1965; The Clowns, 1970; Roma de Fellini, 1972; Amarcord, 1973; Casanova de Fellini, 1970; Ensaio de Orquestra, 1979; A Cidade das Mulheres, 1980;  E La Nave Vá, 1983; Ginger e Fred, 1985; Entrevista, 1987; A Voz da Lua, 1990.

No desenvolvimento das disciplinas de Direção de Arte dos cursos Bacharelado em Artes Cênicas e de Cinema, do Departamento de Artes – ART, do Centro de Comunicação e Expressão – CCE, ministradas pelo professor Luiz Fernando Pereira, para ilustrar o assunto abordado em sala de aula muitas vezes são mostradas cenas de diversos filmes de produções internacionais e nacionais. O projeto nasceu de uma necessidade manifestada pelo corpo discente de aprofundar o estudo desses filmes que, por razões de tempo e espaço, não podem ser assistidos em sua integridade em sala de aula.

Nesta edição do Cineclube será escolhido um “objeto de estudo”, de um autor e algumas de suas obras cinematográficas, traçando um paralelo e um percurso deste objeto ao longo destas obras, analisando o objeto sobre o olhar da direção de Arte.

A sessão será quinzenal e ocorrerá na Sala de Projeção do Bloco D, do Centro de Comunicação e Expressão – CCE. A exibição do filme será precedida por uma contextualização da criação da obra, com esclarecimentos sobre o diretor e sobre sua direção de arte, buscando dessa forma o aprofundamento artístico do espectador. Ao final de cada exibição será aberto um diálogo para que os participantes possam formular questões suscitadas pelo filme e esclarecer dúvidas, para que se construa uma reflexão sobre a obra, coletivamente.

Tags: cinemaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina