UFSC sedia 6ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária nesta quarta

16/04/2019 13:15

O lançamento da 6ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) será realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na próxima quarta-feira, 17 de abril. A programação começa às 16h, no auditório do bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC), com a exibição do documentário A luta é pra valer. Logo após, será lançado o livro Sem Terra em cartaz, que conta a história dos 35 anos do Movimento Sem Terra (MST) através de cartazes produzidos ao longo dos anos de luta. Em seguida, ocorre o debate “Educação e Reforma Agrária em tempos de resistência”, com Vilson Santim, dirigente do MST, e a professora Célia Vendramini (ANDES/UFSC).

Atividades relembram Massacre de Eldorado dos Carajás

Em 17 de abril, completam-se 23 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás. Na ocasião, a polícia militar do Pará abriu fogo contra centenas de famílias Sem Terras acampadas, durante uma manifestação na curva do S, localizada no município de Eldorados dos Carajás, Pará. A repressão policial violenta, e sem chance de defesa, resultou no assassinato de 19 pessoas e deixou mais de 50 feridas. Até hoje os responsáveis continuam impunes e, das 144 pessoas acusadas, apenas duas foram a julgamento. Depois do massacre, a Via Campesina Internacional instituiu a data como o Dia Internacional da Luta Camponesa. Também no mesmo período, no Brasil, o 17 de abril foi instituído Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. Para os movimentos sociais de luta pela terra, abril é o mês da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária.

Por isso, também nesse período são realizadas as Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agrária (JURA), em instituições de todo país, para repercutir no ambiente acadêmico a importância da sociedade discutir os elementos da questão agrária e a urgência da reforma agrária no Brasil. Durante o evento, também se discutirá a defesa da educação pública de qualidade e o reconhecimento dos movimentos sociais populares do campo como sujeitos coletivos de produção de conhecimento.

Mais informações sobre o evento no Facebook.

Tags: 6ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma AgráriaMovimento Sem TerraMSTReforma AgráriaUFSC