Oficina de técnica vocal será oferecida nesta terça-feira, Dia Mundial da Voz

16/04/2019 16:00

Grasieli Fachini. Foto: Michele Lamin

A oficina “A técnica vocal aplicada ao canto coral: como cantar agudo na música popular brasileira” será oferecida nesta terça-feira, 16 de abril, das 19h30 às 22 horas, no Anfiteatro do EFI, em celebração ao Dia Mundial da Voz. A oficina será ministrada pela cantora, professora e pesquisadora vocal Grasieli Fachini, que atua há mais de 10 anos com performance e ensino de música.

A oficina destina-se aos integrantes do Coral e do Madrigal da UFSC, mas haverá 30 vagas para ouvintes – as inscrições serão realizadas no local do evento, por ordem de chegada, e os interessados como ouvintes devem chegar ao local a partir de uma hora antes do início da atividade. O evento é uma promoção da do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC.

Sobre a Oficina

Durante a oficina, serão abordados temas como vocalidade do canto coral, saúde vocal, técnica vocal, diferenças e semelhanças entre a voz falada e voz cantada, fisiologia vocal, mitos e verdades sobre voz e especialmente sobre como cantar notas agudas, com atenção especial para a música popular brasileira.

No decorrer da oficina, além da parte teórica, haverá um trabalho prático-vocal com os coralistas, com exercícios técnicos e sua aplicação no repertório sugerido. A Oficina é direcionada aos integrantes do Coral e do Madrigal da UFSC, como participantes ativos, e aberta à comunidade na modalidade de ouvinte.

Segundo a ministrante, a oficina foi idealizada pensando especialmente nos cantores do Madrigal e do Coral da UFSC. “Será feita uma reflexão acerca das semelhanças e diferenças em se cantar em português e em outras línguas; sobre a vocalidade e as particularidades do cantor de coro. Será também oferecido suporte teórico-vocal para a execução do repertório”, e completa, “Ao aluno ouvinte, observar essa prática trará maior suporte teórico e prático acerca da temática abordada”.

Sobre a importância da voz, Grasieli Fachini comenta: “Nossa voz é um bem muito precioso, pois através dela expressamos quem somos para o mundo. Ela é única e dinâmica. Através da nossa voz, realizamos alguns de nossos primeiros sons; expressamos nosso humor, nossas inclinações e desejos. Devemos cuidar da nossa saúde vocal assim como cuidamos da saúde de nosso corpo para que ela seja longeva e tenha cada vez mais qualidade. Uma voz saudável e bem cuidada abre muitas portas.”

Sobre a ministrante da Oficina

Cantora, professora e pesquisadora vocal, Grasieli Fachini é mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná, atuando há mais de 10 anos com performance e ensino de música.

Foi vencedora do 3º lugar no 13º Concurso de Canto Aldo Baldin e apresentou-se nas cidades de Lisboa (Portugal), São Luis Potosí (México) e Faença (Itália). Dentre os principais papéis, interpretou Christine (O Fantasma da Ópera), Frasquita (Ópera Carmen), 1ª Dama e Papagena (Ópera A Flauta Mágica), A Mulher (Opereta As Sete Caras da Verdade) e Flora (Ópera La Traviata). Integrou o Octeto do Polyphonia Khoros no projeto Sonora Brasil do SESC apresentando-se em todas as capitais brasileiras.

Participa de diversos recitais e concertos como solista e coralista. Atualmente é professora de canto em Florianópolis e Blumenau e ministra cursos, palestras e oficinas sobre voz e técnica vocal.

Serviço

O quê: Oficina de Técnica Vocal aplicada ao canto coral, com Grasieli Fachini.

Quando: 16 de abril, terça-feira, das 19h30 às 22 horas.

Onde: Anfiteatro do Espaço Físico Integrado (EFI), 1º andar, Campus da UFSC, Trindade.

Quanto: Gratuito e aberto à comunidade (para ouvintes), com vagas limitadas.

Como se inscrever: As inscrições devem ser realizadas no local do evento, antes do início da atividade, por ordem de chegada (vagas limitadas para alunos ouvintes). Pede-se que os interessados como ouvintes cheguem ao local desde uma hora antes do início da atividade.

Público Alvo: Integrantes do Madrigal e do Coral da UFSC, com 30 vagas abertas para ouvintes da comunidade.

Contato: Departamento Artístico Cultural (DAC) / Coral e Madrigal da UFSC: telefones: (48) 3721-4437 ou 3721-4436 – www.dac.ufsc.br

 

Fonte: [CW] DAC/SeCArte/UFSC, com texto da ministrante

Tags: Dia Mundial da VozOficina de técnica vocalUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina