Espaço Estético do Colégio de Aplicação recebe exposição ‘CINEMATOGRÁFRICA’

25/04/2019 09:54
O Espaço Estético do Colégio de Aplicação da UFSC (CA) recebe a exposição de curta duração “CinematogrÁfrica”. Com período de visitação de 24 de abril de 2019  a 03 de maio de 2019, aberto para visitação das 7h30 às 18h30, a exposição é focada no ‘Ciclo de Cinema Africano’, projeto que exibe filmes africanos mensalmente na sala de projeção do curso de Cinema da UFSC há um ano, apresentando cartazes das sessões realizadas, imagens dos filmes exibidos, respectivos diretores, bandeiras dos países de origem e mapas do continente africano. A curadoria da exposição é de Alex Brandão Ribeiro, que estudou no Colégio de Aplicação durante 11 anos e que foi estagiário do Espaço Estético por um ano.
Alex é graduado em Cinema pela UFSC e coordena o ‘Ciclo de Cinema Africano’, sendo o responsável por organizar todas as sessões. Esse mês o projeto completou um ano de parceria com o Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), contemplando 10 países da África.  “Trata-se de uma exposição eminentemente visual, na qual os visitantes terão a oportunidade de aproximação com o cinema africano através, sobretudo, das imagens. Essa exposição também representa um gesto de ocupação com representatividade negra, pela via da arte, a escola e os espaços educativos precisam muito disso”, destaca o curador.
Espaço Estético
Inaugurado em março de 1998, através de um projeto de ensino e extensão, o Espaço Estético do Colégio de Aplicação da UFSC caracteriza-se como uma atividade permanente da escola com o objetivo de propiciar alfabetização visual e melhor sistematizar processos de ensino-aprendizagem, visando uma efetiva educação estética. O espaço viabiliza exposições e ações educativas, encontros com artistas/autores, debates e oficinas que reflitam sobre a pesquisa em artes visuais produzida, abrindo espaço para interações do universo escolar com o entorno. O Espaço Estético está localizado em um lugar de passagem, tornando-se, assim, parte do cotidiano escolar, para que seja um local de apreciação, leitura, reflexão, análise e discussão de diversas produções visuais.
Mais informações pelo telefone (48) 3721-2406 e no site.
Tags: Colégio de Aplicação (CA)Espaço Estético do Colégio de AplicaçãoUFSC