Cineclube Rogério Sganzerla exibe dois filmes de Ousmane Sembène nesta terça

22/04/2019 14:58

Cineclube Rogério Sganzerla exibe nesta terça-feira, dia 23 de abril, às 19h, a sessão dupla dos filmes “A Negra de…” e “Campo Thiaroye, de Ousmane Sembène. A exibição dá continuidade à mostra de cinema africano, que tem como objetivo fazer uma introdução a alguns dos cinemas possíveis a partir de uma visão anticolonial e africana. A exibição será realizada no primeiro andar do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), na Sala de Projeção, de número 211.

Sinopses

A negra de… (1966 )
A senegalesa Diouana (Mbissine Thérèse Diop) vai para a França em busca de uma vida melhor. e acaba aceitando trabalhar como babá na casa de uma família. Aos poucos, torna-se uma empregada doméstica, o que faz com que ela precise repensar toda a sua vida.

Campo Thiaroye (1988)
No Senegal, em 1944, um batalhão de atiradores chega ao campo de trânsito de Thiaroye para ser desmobilizado. Eles voltam da Europa onde combateram contra os alemães para libertar a metrópole. O orgulho de velhos combatentes é rapidamente substituído pela desilusão perante as promessas não cumpridas em relação às suas economias, além das humilhações e do racismo da hierarquia militar. Baseado em fatos reais, o filme venceu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza

Mais informações pelo e-mail 

 

Tags: CCECineclube Rogério SganzerlaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina