Hospital Universitário da UFSC inaugura unidade de Neurofisiologia

07/03/2019 14:08

O Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) inaugurou a unidade de Neurofisiologia, nesta quarta, dia 6 de março. A unidade oferecerá serviços inéditos em Santa Catarina por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), além de ampliar a capacidade de atendimento da instituição e a área de pesquisa no estado.

A Unidade de Neurofisiologia oferecerá exames de média e alta complexidade, com destaque para a videoeletroencefalografia (VideoEEG), procedimento de alta complexidade que até então não era realizado pelo SUS em Santa Catarina. Este exame atenderá a um público de, aproximadamente, 50 mil pacientes com epilepsia que podem passar por cirurgias.

Segundo a professora Katia Lin, chefe da Unidade de Neurologia, esta é uma área da Medicina que avalia o funcionamento da atividade elétrica do sistema nervoso, oferecendo suporte para o tratamento de pacientes com doenças neurológicas. No HU, a Unidade de Neurofisiologia vai servir como apoio diagnóstico para pacientes internados nas Clínicas Médicas I, II além daqueles atendidos no ambulatório, um total de 3840 pacientes por ano. “Até o momento estes pacientes tinham de ser encaminhados para outros estados somente para realizar estes exames”, acrescenta.

Além do atendimento aos pacientes, mais de 1,5 milhão de reais em equipamentos de última geração serão instalados no local, permitindo a realização de pesquisas de ponta na área de Neurologia através da rede de colaboração da equipe de Neurologia do HU/UFSC com pesquisadores nacionais e internacionais das áreas de Neurociências e Engenharia, financiados pela FINEP, CNPq, CAPES e FAPESC.

O HU inaugurou a unidade com uma homenagem ao professor Peter Wolf, uma das maiores autoridades mundiais no tratamento de epilepsia. “É com grande prazer que participo desta inauguração, dada a relevância para a pesquisa”, explicou o cientista. Peter Wolf é um dos mais importantes pesquisadores na área de epileptologia do mundo, pioneiro e diretor por 20 anos do programa de cirurgia de epilepsia alemão, presidente por diversas vezes da Liga Internacional contra a Epilepsia e autor da classificação das crises e síndromes epilépticas.

A superintendente do HU, professora Maria de Lourdes Rovaris, agradeceu a presença do professor Peter Wolf e citou a participação de todas as gerências na solenidade de inauguração, destacou o papel dos professores Katia Lin e Roger Walz na concepção da unidade e fez questão de ressaltar a participação da equipe de infraestrutura hospitalar no empenho para a realização da obra e entrega da Unidade de Neurofisiologia.

Com a inauguração da Unidade de Neurofisiologia, o HU inicia o ano ampliando o leque de serviços oferecidos para os pacientes no Estado, seguindo uma série de serviços e setores que foram inaugurados no ano passado, quando foram investidos R$ 3 milhões em reformas e adequações estruturais.

Também participaram da solenidade de inauguração o professor Sebastião Roberto Soares, pró-reitor de Pesquisa da UFSC e representante do reitor, o diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFSC, Celso Spada, representantes das gerências e demais dirigentes do HU, chefias, professores, servidores técnico-administrativos e estudantes.

Sinval Soares Paulino/ Jornalista HU

Tags: Hospital UniversitárioHUNeurofisiologiasistema único de saúdeSUSUFSCUnidade de NeurofisiologiaUniversidade Federal de Santa Catarina