DIVULGA UFSC – 08/03/2019 – Edição Especial Calouros 1197

12/03/2019 11:51

Semana UFSC

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.calouros.ufsc.br | 8 Março de 2019

BOAS-VINDAS

Calouros e calouras da Universidade Federal de Santa Catarina, sejam bem-vindos!

Parabéns pelo esforço e pela conquista. Agora você faz parte de uma das melhores instituições de ensino superior do País. A UFSC é pública, gratuita e possui 58 anos de história. E para os primeiros dias de sua trajetória acadêmica, seguem dicas importantes. Tudo que acontece na UFSC é divulgado no portal www.ufsc.br, nas redes sociais e nos informativos Divulga e Semana UFSC, que você passará a receber por e-mail.

Biblioteca Central organiza recepção para vocês

Com exposições sobre Franklin Cascaes, paleontologia, vivência em agricultura familiar, obras de autoras e ação interativa com os usuários, a Biblioteca Central, mais conhecida por BU, dá boas-vinda aos calouros. A programação completa da recepção está disponível no site da BU.

Editora da UFSC oferece desconto em obras

A EdUFSC dá boas-vindas aos calouros e convida a todos para conhecer a livraria e as obras da editora que estão com 10% de desconto. As compras também podem ser feitas virtualmente.

Secretaria de Relações Internacionais elabora cartilha de boas-vindas

Conhecida como Sinter, a Secretaria de Relações Internacionais produziu um documento para você se informar sobre os intercâmbios e ficar por dentro das oportunidades fora do país.

FIQUE LIGADO

Trote: Brincadeira ou violência?

A tradição se mantém. Em muitas universidades, os veteranos recebem os calouros com o aguardado trote. A ocasião pode ser divertida, mas infelizmente alguns momentos dão espaço para violência psicológica e física. Para evitar situações humilhantes, a UFSC proibiu o trote. E isto não significa que não há diversão! Momentos de brincadeiras são bem-vindos, mas o uso de poder dos mais velhos para subjugar alguém, é violência. Você não precisa concordar com as situações ofensivas do trote para se sentir acolhido. Mas, se ainda assim você for vítima de algum tipo de violência, entre em contato no e-mail .

Longe de casa: e agora?

Os primeiros meses em um lugar novo e sem a família pode ser difícil para várias pessoas. Pensando nisso, o Serviço de Psicologia Educacional vinculado à PRAE abre todo semestre vagas para o projeto ‘Longe de casa: e agora?’. O grupo é direcionado para estudantes das primeiras fases que não são de Florianópolis. Ainda esse mês seram divulgadas as datas para os encontros no site da PRAE e também no Divulga UFSC, que você passará a receber todos os dias.

Bolsas e benefícios: O que você tem direito?

Para garantir a permanência dos estudantes, a UFSC oferece bolsas e benefícios para os universitários que possuem renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Os benefícios são: auxílio moradia, auxílio creche, bolsa estudantil, isenção dos passes do RU e a moradia estudantil. Mais detalhes sobre os benefícios no site da PRAE.

Partiu RU?

O Restaurante Universitário oferece duas refeições diárias, almoço e janta. Para acessar o RU é necessário a carteinha estudantil e o passe. Para os estudantes do campus de Florianópolis, o cartão é feito na lateral da secretaria do RU e é preciso atestado de matrícula e documento de identidade com foto. A venda do passe também é feita ao lado da secretaria. Para os outros campi, a emissão da carteirinha é de outra forma. Os cardápios da semana estão disponíveis no site do RU.

Biblioteca Universitária (?)

A Biblioteca Central possui acervos impressos e digitais que transcorrem por todas as áreas do conhecimento. Para o primeiro empréstimo, o estudante deve se dirigir ao Setor de Empréstimo da BU, ou de uma Biblioteca Setorial, e apresentar documento de identificação oficial com foto para cadastrar a senha. A BU funciona das 7h30 às 22h, as outras bibliotecas possuem horário diferenciado. Além do empréstimo de materiais, a BU oferece outros serviços.

Sapsi: Serviço de atenção psicológica

O Sapsi oferece acolhimentos psicológicos para aqueles que estão aflitos e angustiados. O serviço é gratuito e não precisa de agendamento. O atendimento é feito por ordem de chegada no Departamento de Psicologia no CFH, Bloco D, 2º andar. As consultas são realizadas das 8h às 18h e são breves. De acordo com a situação, o paciente será encaminhado para psicoterapia em redes de apoio.

Qual a senha do Wi-Fi?

Para acessar as redes eduroam ou RedeUFSCSemFio é necessário ter cadastro no idufsc.ufsc.br. Entre no site e clique em ‘Primeiro acesso’, digite seu CPF e data de nascimento. Em seguida, será enviada uma confirmação para o seu e-mail. Abra o link e monte o seu nome de usuário arrastando as opções para o campo à esquerda. Se a disponibilidade estiver livre, clique em ‘Registrar nome de usuário’. O último passo é escolher a senha, que deve ter no mínimo 8 caracteres, sendo 1 maiúsculo e 1 número.

Redes sociais da UFSC

A UFSC tem perfil oficial no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube. Siga e acompanhe as notícias e novidades sobre o dia a dia da Universidade.

Tem mais dúvidas?

Eventualmente, alguma dúvida pode surgir. É por isso que organizamos um site especialmente para vocês. Sejam bem-vindos e boas aulas!

Acompanhe outras notícias da UFSC
www.noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
www.tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais

FacebookGoogle+

Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias da Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
+55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber este informativo, clique aqui.