Departamento de Libras promove workshop sobre documentação de língua de sinais

20/03/2019 15:35

O Departamento de Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (LSB/CCE) realizou entre os dias 12 e 14 de março o workshop ‘Documentação e Glossários de Língua de Sinais’, no Auditório Henrique Fontes. O principal objetivo da exposição foi reunir acadêmicos da área para discutirem o projeto de padronização da metodologia na coleta de dados, que permitiria ampliação do quadro amostral e comparações.

De acordo com Ronice Quadros, professora do LSB, a troca de informações proporcionada pela união das universidades em prol do projeto é enriquecedora. “Acreditamos que é importante registrar a língua [de sinais] não só em um lugar, como temos feito em Florianópolis, mas também em todos os estados brasileiros”, afirma. Ronice e Marianne Rossi Stumpf, na oportunidade, apresentaram projetos de pesquisa que visam justamente a documentação e os glossários de Libras.

Um dos destaques da programação foi a presença do professor Christian Rathmann, da Universidade Humboldt, em Berlim, que ministrou uma palestra em relação à corpora de língua de sinais na Europa.

Estiveram presentes professores de bacharelado e licenciatura da área de Letras Libras, representando 14 universidades brasileiras, dentre elas: Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade de Brasília (UnB), e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além da participação de Jeanne Reis, docente da Universidade de Boston, via videoconferência.

Maria Woldan / Departamento de Jornalismo / UFSC

Tags: CCEdepartamento de JornalismoDepartamento de LibrasUFSC