‘Coisas estranhas acontecem…’: exposição fotográfica no Hall da Reitoria até o dia 22 de março

12/03/2019 11:33

A exposição fotográfica “Coisas estranhas acontecem…” volta a ser apresentada, até o dia 22 de março, no Hall da Reitoria da UFSC. Ao todo, serão expostas 32 fotos produzidas por alunos da oficina de Fotografia Digital, ministrada em 2018 por Rosana Cacciotore, no Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC. A exposição é gratuita e aberta à comunidade e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas.

A exposição “Coisas Estranhas Acontecem…” é resultado de um exercício prático realizado por alunos da oficina de Fotografia Digital do Departamento Artístico Cultural, durante o segundo semestre de 2018. Serão expostas 32 fotografias, tamanho A3, em papel couchê, divididas em seis séries temáticas de naturezas mortas (cenas preparadas a partir de objetos imóveis), exceto uma, a última, que retrata uma paisagem (cena encontrada).

Segundo Rosana, o processo de criação se deu a partir de objetos trazidos pelos alunos, cujo objetivo era produzir imagens fotográficas que, de alguma forma, dissessem algo sobre o momento histórico que vivemos. Os objetos, nas naturezas-mortas, foram associados poeticamente, sem conclusões prontas, por conexões impensadas, resultando imagens que sugerem estranheza na sua leitura.

Participam da mostra os alunos-fotógrafos Lena Bastos, Luciano Bueno de Oliveira, Thamires dos Santos Nunes, Criss Melo, Luca Paggiarin Flores, além da instrutora-fotógrafa Rosana Cacciatore.

Oficina de Fotografia Digital

A proposta da oficina de Fotografia Digital era que o participante terminasse o curso “pensando fotograficamente”, ou seja, que entendesse e solucionasse as questões mais importantes relacionadas à composição fotográfica: enquadramento, fotometria (medição de luz), foco, profundidade de campo e controle do movimento, além de aprender a utilizar os controles manuais e demais recursos da câmera fotográfica, passando a “comandá-la”, em vez de ficar refém dos automatismos e programas.

A cada semestre, o DAC oferece oficinas de Arte em várias linguagens artísticas, abertas à participação da comunidade. As inscrições para este semestre estão abertas até 19 de março (agenda de inscrições e a outras informações pelo site www.dac.ufsc.br).

Sobre Rosana Cacciatore

Doutoranda em Teoria Literária no Programa de Pós-graduação em Literatura da UFSC, Rosana Cacciatore é diretora cinematográfica, professora de documentário e fotografia e atua como instrutora em oficinas de produção e imagens. Como profissional, tem 30 anos de experiência, registrada no ministério do trabalho como diretora e produtora cinematográfica (DRT/RS0181/82). Realizou trabalhos de roteiro, direção, câmera e montagem no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Como fotógrafa, realizou trabalhos para Folha de São Paulo e outros jornais e publicações. Foi coordenadora de comunicação institucional no Diário Catarinense e Assessora de Comunicação da Fundação Franklin Cascaes por duas gestões. Trabalhou também para empresas como Grupo RBS, Standard, Olgivy and Mather, Lynxfilm, TVI produções audiovisuais, entre outras. Recentemente recebeu o Prêmio Cinemateca Catarinense para realização do documentário Cleber e a Máquina. Atualmente realiza oficinas de criação e produção de imagens no Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC (fotografia, fotonarrativas e documentários), coordenando e orientando a produção de documentários de curta duração realizados pelos alunos das oficinas.

Serviço:

O quê: Reapresentação da exposição fotográfica “Coisas estranhas acontecem…”
Quando: De 11 a 22 de março de 2019, de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas.
Onde: Hall da Reitoria da UFSC, Trindade, Florianópolis
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade
Contato: Projeto Cursos e Oficinas de Arte/Departamento Artístico Cultural da UFSC: (48) 3721-2498 ou 3721-9447 – www.dac.ufsc.br

Matheus Bonfim/ Estagiário de Jornalismo/ DAC/ SeCArte/ UFSC

Tags: exposição fotográficaoficinas de arteUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina