Cessão do prédio da Creche do HU consolida esforço para manter o espaço vivo

13/03/2019 17:02

Solenidade de cessão do prédio da Creche do HU contou também com a participação das crianças

Nesta terça-feira, 12 de março, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) cedeu formalmente o espaço físico onde funciona a Creche do Hospital Universitário para a Associação dos Servidores do HU. A solenidade tão aguardada teve a participação do reitor Ubaldo Cesar Balthazar, da vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann, da gerente de Atenção à Saúde da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Francine Lima Gelbcke, e do presidente da ASHU, Luiz Henrique Gonçalves. Na plateia gestores, autoridades, professores, pais e crianças.

Sim! as crianças também estavam lá. Uma pequena parte do grupo de mais de cem crianças atendidas pela instituição estavam presentes na celebração. E ficou bem nítido que o motivo principal desse esforço de quase 30 anos, de tantos envolvidos, são, verdadeiramente, elas. A partir deste marco, as crianças continuarão usufruindo deste espaço que prima pelo cuidado, pela aprendizagem e pelo crescimento saudável.

Fabíola Jeremias Moure, coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil

“Estamos muitos felizes com o cumprimento da palavra do professor Ubaldo”, reforça a professora Fabíola Jeremias Moure, que presenciou muitos desses momentos do processo de consolidação da Creche do HU, que foi fortalecido em 2015 pelo ex-reitor Luiz Carlos Cancellier (falecido em 2017). “No Brasil de hoje em que a Educação não é tão valorizada, o reconhecimento deste espaço como um que proporciona ensino de qualidade é gratificante. A gente sempre trabalhou com qualidade, mas agora será com mais tranquilidade e sem aquela perspectiva de que o trabalho possa ser interrompido. A angústia vivida nos últimos anos passou, até mesmo para as crianças que hoje dizem felizes ‘a creche é nossa’. E isso nos emociona”.

O presidente da ASHU Luiz Henrique Gonçalves e o reitor da UFSC Ubaldo Cesar Balthazar

Jaqueline Carbonera, vice-presidente da ASHU, contextualiza que a creche foi instituída há 29 anos (1990) e que “não é um espaço somente de cuidado, mas de educação infantil com um projeto pedagógico sócio-interacionista”. E nesse período, explica Jaqueline, “houve um trabalho coletivo para tentar regularizar a atividade de várias formas”. Com o apoio da gestão eleita em 2015 retomou-se o processo. E relembra que a atuação de outros ex-gestores também foi de fundamental importância, como a dos professores Rodolfo Pinto da Luz e Carlos Alberto Justo da Silva (“Paraná”), presentes à solenidade. Rodolfo, que iniciou as tratativas em 1986, quando reitor da UFSC,  salientou que “chegar até aqui hoje é resultado de longa luta e persistência do Centro de Educação Infantil, do próprio hospital e principalmente dos servidores”. O reitor Ubaldo, último a se pronunciar, falou da satisfação de concluir um projeto abraçado pelo professor Cancellier. E demonstrou que esta ação está dentro da proposta desta gestão que é e de “dar continuidade e não de continuísmo”.

Rosiani Bion de Almeida/Agecom/UFSC

Fotos da solenidade: Henrique Almeida/Agecom/UFSC