Aulas gratuitas de yoga no CFH abrem inscrições nesta segunda

12/03/2019 17:16

A partir deste semestre serão oferecidas, para a comunidade universitária, aulas gratuitas de Iyengar Yoga no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). As aulas ocorrerão às segundas e quartas, das 12h15 às 13h15, no Espaço de Convivência dos servidores, localizado no Bloco G do CFH. As inscrições devem ser feitas entre os dias 18 e 20 de março, neste link.

Serão oferecidas dez vagas, sendo duas para cada uma das cinco categorias que compõem a comunidade universitária: técnicos/as (TAEs), docentes, alunos/as de graduação, alunos/as de pós graduação e terceirizados/as. As vagas são para toda a UFSC, mas será priorizada a comunidade do CFH. Caso o/a participante tenha mais de duas faltas ao longo do semestre, ele/a poderá ser desligado/a do Projeto. A professora irá analisar as justificativas apresentadas por ter faltado.

Sobre o projeto

O curso de Yoga que está sendo ofertado integra um projeto de extensão — cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFSC) —, que tem por objetivo ensinar ferramentas que favorecem o aquietamento da mente e a restauração do corpo, desenvolvendo a capacidade de lidar e persistir em situações adversas de forma equilibrada e flexível. As atividades contribuirão para a vitalidade, concentração e também minimizarão sintomas de inúmeras doenças psicofísicas.

Os profissionais envolvidos no ambiente universitário têm progressivamente apresentado sintomas de ansiedade, depressão, incapacidade de lidar com as pressões diárias e infelicidade com sua rotina. Inúmeros trabalhos científicos comprovam que a prática constante e contínua de Yoga traz benefícios à saúde de forma integral: física, mental, emocional e espiritual. Espera-se melhorar a qualidade de vida dos participantes, aumentando a sua resiliência às exigências do ambiente universitário e da vida de modo geral.

O projeto será coordenado pela professora Andrea Santarosa Freire, do Departamento de Ecologia e Zoologia (ECZ/CCB/UFSC), com a monitoria de Barbara Segal Ramos, também professora do ECZ, e de Renata Apgaua Britto, TAE do Núcleo de Audiovisual e de Comunicação (NUVEM/CFH). Andrea é professora certificada de Iyengar Yoga pelo Ramamani Iyengar Yoga Institute, em Pune, Índia. Sua formação foi no Centro Iyengar Yoga Florianópolis, primeira escola de Yoga em Florianópolis que, desde 2004, segue os ensinamentos do Mestre Yogacharya BKS Iyengar.

Dias e horários: Segunda e quarta de 12h15 às 13h15

Local: Espaço de convivência dos/as servidores – Bloco G / CFH

Inscrições e seleção: de 18/03 (00:00) a 20/03 (23:00) pelo link.

Mais informações pelo e-mail  ou telefone (48) 3721 – 4142.

Tags: CFHextensãoIyengarPROEXUFSCYoga