UFSC Joinville: Calouros realizam matrículas

07/02/2019 12:55

Na terça-feira, 05/02/2019, iniciaram as matrículas dos calouros na UFSC, no entanto, esse momento começou há muito tempo, lá na inscrição, na preparação para o vestibular ou Enem, nas provas, na ansiedade da aprovação, na conferência da documentação e alguns ainda tiveram que encarar a mudança de cidade com um destino impresso no bilhete de passagem: Joinville. Alguns corajosos vieram sozinhos, outros acompanhados dos pais e muitos saindo de casa pela primeira vez para morarem sozinhos.

Foi assim que encontramos casos curiosos, como o do calouro de Engenharia Aeroespacial, Josué Figueiredo, que saiu de sua cidade natal, Ji-Paraná, estado de Rondônia e encarou mais de 2.900km de ônibus até chegar em Joinville.

Outro exemplo é o José Rian Vasconcelos, que veio de Itapetin, no interior de Pernambuco acompanhado de sua mãe, Edilene Vasconcelos, para

José Rian Vasconcelos e sua mãe, Edilene Vasconcelos. Foto: Comunicação UFSC Joinville

também iniciar o curso de Engenharia Aeroespacial. Para que o calouro e sua mãe chegassem até Joinville, houve uma mobilização de amigos, familiares e dos moradores da cidade que ajudaram nas despesas com passagens e hospedagem até a nova cidade.

A um Blog pernambucano, José Rian explicou que desde pequeno sempre foi apaixonado por aviação e sempre gostou de construir e desmontar objetos para ver como funcionava e que a aviação sempre esteve com ele. Além da vaga já confirmada em Engenharia Aeroespacial, o jovem calouro ganhou medalha de ouro na XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada em escolas de todo o Brasil em maio de 2018.

“Sem a contribuição de todos, eu não iria conseguir ir pra lá (Joinville), porque o curso que eu quero é novo no Brasil e não está disponível em muitas faculdades. Todas são longe aqui de onde eu moro”, agradeceu em entrevista ao jornalista pernambucano a todos que contribuíram para sua vinda a Joinville.

Essas e muitas outras histórias poderiam ser contadas a cada matrícula e a cada validação de renda, pois apenas nesse semestre a UFSC Joinville recebe calouros oriundos do Piauí, Pará, Tocantins, Espirito Santo, São Paulo, Paraná, Rondônia e Pernambuco, entre outras.

O Campus de Joinville dá as boas-vindas a todos novos alunos. Sucesso e bons estudos!

Comunicação Institucional UFSC Joinville.

Tags: calourosCampus de JoinvillematrículaUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaVestibular 2019