UFSC alcança uma redução de R$102 milhões em processos licitatórios

13/02/2019 13:56

O Departamento de Licitações da Universidade Federal de Santa Catarina (DPL/UFSC), vinculado a Pró-reitoria de Administração (PROAD), divulgou seu relatório anual das atividades desenvolvidas no exercício de 2018, no qual é possível visualizar uma redução superior a R$ 102.000.000,00 no tocante a estimativa de custos envolvidos nos 397 processos licitatórios realizados pelo departamento.

O valor total estimado nas licitações realizadas pela UFSC, em 2018, foi de R$ 250.281.942,24 quando da divulgação das aberturas licitatórias, apurados por meio de pesquisas de preços realizadas individualmente para todos os processos e, após a etapa de realização dos certames, o valor total homologado compreendeu o montante de R$ 147.491.991,37, representando uma redução de 41,07% em relação à expectativa inicial da instituição, conforme explica Ricardo Porto, diretor do DPL.

A divulgação do relatório anual é uma prática de transparência adotada pelo departamento, desde 2013, para apresentar à sociedade os números que envolvem o contexto das licitações realizadas na UFSC.  Além dos números envolvendo recursos orçamentários, o documento apresenta informações detalhadas que possibilitam compreender a complexidade que envolve o campo das contratações e aquisições na área da gestão universitária, especialmente considerando o volume de recursos públicos envolvidos, acrescenta Ricardo.

O relatório 2018 está disponível aqui.

Os relatórios divulgados de 2013 à 2017 podem ser acessados aqui.

Mais informações no site do DPL.

Tags: Departamento de LicitaçõesDPLprocessos licitatóriosrelatório anual das atividadesUFSC