Programa CAPES-Brafitec-UFSC e École d’Été trazem professores da França para série de palestras

11/02/2019 08:45

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a primeira edição da Escola de Verão Brafitec de 12 a 15 de fevereiro. O evento conta com a participação de professores de universidades francesas e brasileiras, que ministrarão minicursos em temas relacionados às engenharias: empreendedorismo e inovação, oportunidades de intercâmbios na França, biomateriais, meio ambiente, robótica, engenharia aeroespacial, nanomateriais.

Os minicursos serão ministrados na língua francesa. A UFSC também ofertará, no âmbito do Programa Escola de Extensão, aulas de francês de 11 a 22 de fevereiro de 2019.

O evento conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, da Secretaria de Relações Internacionais, do Centro Tecnológico, do Centro de Comunicação e Expressão, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, da Rede Brafimat e do Programa CAPES/Brafitec.

Estudante do último ano de Engenharia de Materiais, Thaís Diniz, 22, participou do programa Brafitec e conta que “o intercâmbio é mais do que uma experiência acadêmica e profissional. É uma experiência para a vida toda”. Ela destaca que teve aulas com professores renomados, visitou laboratórios de alta tecnologia e ampliou seu network e encoraja os alunos de engenharias a participar das palestras, “pois abrirão oportunidades únicas de conhecimento e intercâmbio”.

Serviço

O quê: Minicursos de Verão com professores de universidades francesas e brasileiras.

Temas: meio ambiente, energia limpa, robótica, empreendedorismo, nanotecnologia, tecnologia aeroespacial, biomateriais, possibilidades de intercâmbio com a França.

Quando: De 12 a 15 de fevereiro de 2019

Onde: CTC, Centro Tecnológico, UFSC, campus Florianópolis

Mais informações pelo e-mail   ou pelo Facebook.

Terça-Feira, 12/02

13h30 às 15h: Solides Mésoporeux, Magali BONNE (ENSCMu), Auditório CTC 203.

13h30 às 15h: Composés Lamellaires, Jocelyne BRENDLÉ (ENSCMu), Auditório CTC 204.

15h30 às 17h: Alliages métalliques pour applications aérospatiales, Philippe LOURS (IMT Mines Albi), Auditório CTC 102.

Quarta-feira , 13/02

13h30 às 15h: Oportunidades em estudar na França (em português) – Campus France/ Aliance Française, Auditório a definir.

15h30 às 17h: Biomatériaux, Mathilde CHAMPEAU (UFABC), Auditório a definir.

Quinta-feira, 14/02

13h30 às 15h: Comment écrire un article en français?  Edson de Pieri (UFSC), Auditório a definir.

15h30 às 17h: L’esprit d’entreprise, Antonio Rogério Souza (CERTI), Auditório a definir.

Sexta-feira, 15/02

13h30 às 15h00: Brafitec et double-diplôme, Cyril THABOUREY (Polytech Sorbonne), Auditório a definir.

13h30 às 15h00: Matériaux thermoélectriques, Tristan BARBIER (Ensicaen), Auditório a definir.

13h30 às 15h00: Calcul et Robot, Myriam COMTE (Sorbonne), Auditório a definir.