Núcleo de Estudos Góticos disponibiliza poema de 220 anos em seis idiomas

20/02/2019 12:20

The rime of the ancient mariner ou ‘A balada do velho marinheiro’ é um poema narrativo que abre a primeira edição da coletânea Lyrical Ballads, em 1798. Se trata do “mais longo e emblemático poema de Samuel Taylor Coleridge, contendo sete partes e 625 versos, considerado um dos marcos inaugurais do Romantismo inglês”, de acordo com Daniel Serravalle de Sá e Gisele Tyba Mayrink Orgado, organizadores do e-book ‘A Balada do Velho Marinheiro’, uma edição multilíngue desenvolvida pelo Núcleo de Estudos Góticos da Universidade Federal de Santa Catarina (DLLE/CCE).

A versão está disponível no Repositório da universidade nos idiomas Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol e Português em formato gratuito para fins educacionais. O poema se vale de “antigas formas da poesia popular – pois a balada tem origens medievais – e narra a incrível história de um marujo que, sem motivos, mata com uma flecha de sua besta um albatroz que acompanhava o navio, provocando a perdição de sua nau e de toda a tripulação”.

Com 220 anos da sua primeira publicação, a obra “apresenta um conjunto de referências, símbolos e imagens literárias … que inspirou a imaginação de artistas em diferentes épocas, que recriaram e disseminaram seus elementos temáticos em outras artes”. Acesse a obra em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193303.

Sobre o autor

Samuel Taylor Coleridge nasceu em 21 de outubro de 1772, em Devonshire, Inglaterra. Ele é considerado um dos precursores do movimento romântico na poesia inglesa e se distingue entre os poetas da sua geração pelo seu verso inovador e pelo alcance e influência do seu pensamento. Seus poemas são de espírito meditativo, especulativo e são estranhamente oraculares, muitas vezes em diálogo com o movimento gótico que o precedeu.

Em 1798, Coleridge e seu amigo William Wordsworth escreveram uma coletânea de poemas intitulada Lyrical Ballads, que é considerado o primeiro grande livro do Romantismo inglês e contém o famoso poema de Coleridge, “A balada do velho marinheiro”. Em 1817, Coleridge publica o livro Biographia Literaria, a obra mais significativa de crítica literária produzida no período romântico inglês. Ele morreu em Londres em 25 de julho de 1834.

Tags: A balada do velho marinheiroCCEDLLENúcleo de Estudos Góticospoema narrativoRomantismo inglêsSamuel Taylor ColeridgeThe rime of the ancient marinerUFSC