Nota de Pesar: Falece professor aposentado Afonso Veiga Filho

09/02/2019 11:34

Professor Afonso discursa durante evento comemorativo dos 40 anos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, em junho de 2018. (Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC)

A Universidade Federal de Santa Catarina comunica, com pesar, o falecimento do professor Afonso Veiga Filho, professor aposentado do departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Afonso foi um dos fundadores e primeiros professores do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC. O curso completou 40 anos em uma solenidade em junho de 2018, que contou com a presença do professor.

O velório ocorre neste sábado, 9 de fevereiro, das 10h às 19h no Crematório Vaticano, no Itacorubi. A comunidade universitária, enlutada, oferece suas condolências à família e amigos.

Biografia

Nascido em 13 de fevereiro de 1939, o Afonsinho, como era conhecido, chegou quando a família morava na Rua Esteves Jr., em frente ao antigo portão do Colégio Catarinense. Filho mais novo de América e Affonso Maria Cardoso da Veiga, morou depois em endereços sempre na mesma região da cidade, como Largo São Sebastião e Av. Rio Branco.

Fez o antigo Curso Primário no Grupo Lauro Müller e o Ginasial no Colégio Catarinense, indo cursar Engenharia Civil em Curitiba no final dos anos 50, só voltando a morar em Florianópolis em 1968. Quando voltou, estava formado engenheiro e casado com Cleide Maria, sua esposa e companheira, com quem teve quatro filhos: Stella Maris, Ana Lúcia, Rodrigo Afonso e César Augusto.

Em suas múltiplas atividades ao longo dos anos, fez do Saneamento Básico seu principal campo de atuação profissional. Além de professor e um dos criadores  do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, lecionou Engenharia Civil desde 1972 até a aposentadoria.

Teve, também, atuação politica, militando no MDB durante o período do regime militar. Afonso escreveu, em sua autobiografia em uma rede social, que sua atuação política foi fazendo “a opção de opositor quando a grande maioria omitia um posicionamento politico contrário aos militares”. Atitude que, segundo ele próprio, resultou em demissão da empresa estatal onde trabalhava e da qual tinha sido incorporador e um dos seus fundadores.

Foi eleito vereador em 1976 para mandato até 1983, com maior atuação na área técnica e no planejamento e formulação de planos de governo. Encerrado o período militar, Afonso decidiu voltar seu foco para a atividade profissional, por se dizer “decepcionado com a classe politica e com um eleitorado despolitizado”.

Algumas de suas histórias estão contadas em um blog que criou em 2013. Em 2008, foi homenageado com a Medalha João David Ferreira Lima, honraria concedida pela Câmara Municipal de Florianópolis aos que prestam relevantes serviços ao ensino superior no município. O professor Afonso também era sogro do professor Elson Manoel Pereira, que leciona Planejamento Urbano no curso de graduação em Geografia, além de atuar no programa de Pós-Graduação em Geografia na UFSC.

 

Saiba mais
Notícias da UFSC: Encontro de gerações marca 40 anos da Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC
Entrevista ao jornal Notícias do Dia: “Morre muita gente pela falta de saneamento”, afirma engenheiro catarinense”
Galeria de Fotos: 40 anos da Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC
Blog do Professor Afonso Veiga Filho

 

Mayra Cajueiro Warren
Jornalista da Agecom/UFSC