Mestranda da UFSC acompanha trabalho técnico em Brumadinho

05/02/2019 15:24

Fabiane Acordes, mestranda do Programa de Pós-graduação em Desastres Naturais da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGDN/UFSC) esteve em Brumadinho (MG) para acompanhar o trabalho técnico de avaliação do desastre causado pelo rompimento de barragem no município, ocorrido em 25 de janeiro.

Junto a três integrantes do Centro de Apoio Científico em Desastres da Universidade Federal do Paraná (Cenaci/UFPR), a estudante tem coletado material do rejeito para análise.

Segundo Fabiane, o material se comportou como um  fluxo denso de lama, mobilizando blocos nas margens da drenagem, e com alto poder destrutivo. A expectativa é que o material coletado tenha seus primeiros resultados de análise disponíveis nas próximas semanas.

Com informações de Janete Abreu, Coordenadora do PPGDN/UFSC

Fotos: Aline Acordes/Cenacid

Tags: BarragemBrumadinho (MG)Centro de Apoio Científico em Desastres da Universidade Federal do Paraná (Cenaci/UFPR)Desastre naturalPrograma de Pós-graduação em Desastres Naturais da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGDN/UFSC)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina