Hospital Universitário inaugura Unidade de Neurofisiologia nesta quinta, 28

26/02/2019 16:25

O Hospital Professor Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC) inaugura nesta quinta-feira, dia 28 de fevereiro, a Unidade de Neurofisiologia. A nova estrutura permitirá ampliar a capacidade de exames para pacientes de Santa Catarina, oferecendo serviços inéditos no estado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Um dos exames é a videoeletroencefalografia (VideoEEG), um procedimento até então não ofertado pelo SUS em Santa Catarina. No estado, há um público de aproximadamente 50 mil pacientes com epilepsia que precisam ser submetidos a este exame de alta complexidade antes de passar por cirurgias. “Até o momento, esses pacientes tinham de ser encaminhados para outros estados somente para realizar os exames. Agora, poderão ser atendidos aqui”, comenta a professora de Neurologia do Curso de Medicina da UFSC e chefe do Serviço de Neurologia do HU, Kátia Lin.

A pesquisadora explica que a neurofisiologia é uma área da medicina que avalia o funcionamento da atividade elétrica do sistema nervoso, oferecendo suporte para o tratamento de pacientes com doenças neurológicas. “Como o HU é um hospital de ensino, vai ser possível formar recursos humanos e treinar equipes nessa área, sempre dentro do trinômio ensino, pesquisa e assistência, que é o foco do hospital”, destaca Kátia.

No HU, a Unidade de Neurofisiologia servirá como apoio diagnóstico para pacientes internados nas Clínicas Médicas I, II e para os que são atendidos no ambulatório. “Além do atendimento aos pacientes, mais de 1,5 milhão de reais em equipamentos de última geração serão instalados no local, permitindo a realização de pesquisas de ponta na área de Neurologia através da rede de colaboração da equipe de Neurologia do HU com pesquisadores nacionais e internacionais das áreas de Neurociências e Engenharia”, acrescentou a professora.

Com a inauguração da Unidade de Neurofisiologia, o HU inicia o ano ampliando o leque de serviços oferecidos aos pacientes, seguindo uma série de serviços e setores inaugurados no ano de 2018. Entre outras realizações, uma das obras de destaque dos últimos meses foi a inauguração da sede do Núcleo Interdisciplinar de Apoio ao Desenvolvimento Humano (Núcleo Desenvolver), um programa voltado para crianças e adolescentes com dificuldades escolares, que recebem atendimento de uma equipe multidisciplinar para identificar os problemas de aprendizagem e oferecer propostas de diagnóstico.

Sinval Paulino / Jornalista do HU / UFSC

Tags: Hospital UniversitárioHUinauguraçãoUFSCUnidade de NeurofisiologiaUniversidade Federal de Santa Catarina