Cursos de verão: avaliação positiva da atividade

28/02/2019 15:45

Ampliar a participação dos acadêmicos e diminuir índices de repetência e evasão. Com esses objetivos, a oferta de cursos de verão da Pró-Reitoria de Graduação com as coordenadorias de curso e departamentos de ensino movimentou os campi da Universidade Federal de Santa Catarina em Blumenau, Joinville e Florianópolis.

Curso de verão direitos dos animais – Foto Henrique Almeida

Além de disciplinas obrigatórias, também foram ofertadas optativas. William Barbosa Vianna, do Departamento de Ciência da Informação, foi um dos três professores do Grupo de Pesquisa em Gestão da Informação, Empreendedorismo e Inovação a ofertar disciplinas (Inteligência Competitiva, com Sonali Paula Molin Bedin; Gestão da Inovação , com Ana Clara Cândido; e Teoria da Decisão, com William).

A experiência foi extremamente positiva, na opinião de William, que irá buscar a institucionalização destas atividades para os próximos anos. Cerca de 50 alunos se candidataram para cada uma das três disciplinas – todas com 30 vagas delas foram preenchidas. “Percebe-se que têm adesão e demanda”, diz William, pontuando que férias entre dezembro e março são muito longas, abrindo espaço para este tipo de curso, especialmente em fevereiro, quando o Restaurante Universitário da Trindade já está em funcionamento.

As disciplinas do Grupo de Pesquisa em Gestão da Informação, Empreendedorismo e Inovação atraíram estudantes de toda a UFSC, especialmente das engenharias, Administração, Economia e Ciência da Informação. De acordo com William, a interação dos alunos de cursos distintos “enriquece a discussão com problemas de várias áreas”.

O pró-reitor de Graduação, Alexandre Marino, conta que a ideia é ampliar esta oferta em próximos anos e também concorda com a avaliação positiva de William. “A UFSC não tem uma cultura deste tipo de atividade. O próximo passo é  incluir o período de recesso de inverno”, explica. Marino também agradeceu o empenho e docentes e técnicos envolvidos no processo de criação dessas oportunidades.

A oferta de cursos foi prevista no Calendário Acadêmico 2019 e começou a ser trabalhada em agosto na Câmara de Graduação, até a proposta ser enviada ao Conselho Universitário para aprovação.

Confira abaixo a relação de matérias ofertadas:

Campus Joinville

EMB5029 – Cálculo Diferencial e Integral II
EMB5034 – Física I
BEM5104 – Mecânica dos Sólidos II

Campus Blumenau

BLU6001 – Cálculo I

Campus Florianópolis

QMC5151 – Química Geral
FSC5113 – Física III
CIN5025 – Práticas de Gestão
CIN5007  – Gestão da Informação e do Conhecimento