Curso de verão: peixes ornamentais

07/02/2019 12:36

O Departamento de Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Escola de Extensão da UFSC promovem o curso de peixes ornamentais, com o objetivo de oportunizar aos participantes o acesso a informações sobre técnicas adequadas de produção, de acordo com as normas ambientais, administrativas e de sanidade vigentes. O evento será realizado na sala 207 do prédio da Aquicultura, no Centro de Ciências Agrárias (CCA), entre os dias 18 e 22 de fevereiro, das 8h às 13h, e das 8h às 18h no dia 21.

O curso será desenvolvido por meio de dois módulos, um teórico e o outro prático. No módulo teórico serão tratados, entre outros assuntos, o panorama da aquicultura ornamental no Brasil, as maneiras de reproduzir espécies de peixes de interesse comercial no cultivo indoor, como legalizar a piscicultura e princípios de sanidade. No módulo prático serão vistos aspectos da fisiologia de peixes com foco na reprodução. Ao final do curso, será entregue um certificado de participação de 40 horas.

Pela dificuldade de acesso ao conhecimento gerado no ambiente universitário sobre a produção de organismos aquáticos ornamentais de forma sustentável e de acordo com a legislação vigente, a atividade de aquicultura ornamental é conduzida no Brasil de forma artesanal e amadorística. Entre as consequências desse processo estão a baixa produtividade, os manejos inadequados que causam o surgimento de doenças nos animais e/ou impactos ambientais, a manipulação inadequada de insumos que podem prejudicar a saúde do produtor e a prática em desacordo com a legislação devido a dificuldade de compreensão das normas. Para viabilizar o acesso a informações sobre técnicas adequadas de produção, o curso será gratuito e aberto a todos que tenham interesse no assunto.

Mais informações pelo site ou pelo e-mail

Fotos: Laboratório de biologia e cultivo de peixes de água