Vestibular 2019: UFSC anuncia resultados em clima de comemoração

09/01/2019 14:18

Mesa da solenidade de divulgação dos resultados do Vestibular UFSC 2019 com o presidente da Coperve, Olinto Varela Furtado; o pró-reitor de Graduação, Alexandre Marino Costa; o pró-reitor de Extensão e reitor em exercício, Rogério Cid Bastos; a vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann; e a secretária de Ações Afirmativas e Diversidades, Francis Tourinho.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), anunciou, na manhã desta quarta-feira, 9 de janeiro, os resultados do Vestibular 2019 durante uma coletiva de imprensa, na Sala dos Conselhos, prédio da Reitoria. Estavam presentes membros da comunidade universitária, jornalistas, candidatos e representantes de escolas e cursinhos. A solenidade contou com discursos, apresentação dos resultados e números do concurso, a premiação dos dez primeiros colocados e culminou com a liberação dos resultados no site do Vestibular 2019.

Ao todo foram 28.042 inscritos, sendo 16.242 na classificação geral, 11.800 optantes pelas Políticas de Ações Afirmativas (PAA) e 1.135 candidatos por experiência. Houve 4.303 solicitações de isenção da taxa de inscrição concedidas. Ao todo, a UFSC ofereceu 4.555 vagas (70%) pela prova do vestibular e 1.930 (30%) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em 101 cursos/turnos distribuídos nos cinco campi – Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. 

Olinto José Varela Furtado, presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), foi o primeiro a falar na solenidade. O professor lembrou que passaram-se 49 anos desde o primeiro vestibular realizado pela UFSC, e destacou que “ainda que para alguns esta solenidade represente apenas um ato administrativo corriqueiro, talvez em decorrência da banalização e do desvio de foco das questões realmente importantes da educação brasileira, eu acredito que a divulgação dos resultados do vestibular de uma universidade de excelência como a UFSC, é sim um fato de grande relevância, que merece ser noticiado e comemorado. Os quatro mil novos alunos que hoje recebemos são potencialmente quatro mil profissionais que nossa sociedade espera e receberá com nova formação nos próximos quatro, cinco ou seis anos”, ressaltou. Olinto lembrou que foram cerca de três mil pessoas envolvidas na elaboração, aplicação e avaliação das provas e agradeceu toda a equipe envolvida e o apoio institucional que a Coperve recebeu durante a realização do concurso.

As provas foram aplicadas em 850 grupos (salas), em 53 locais de aplicação, e em 23 cidades de Santa Catarina. Foram mais de 600 casos especiais, sendo 124 sabatistas, 251 apenados, 85 candidatos que fizeram provas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outros 130 que contaram com outro tipo de recurso, como professor ledor, transcrição, prova ampliada, horário especial. Os principais números do Vestibular 2019 estão disponíveis no site.

O pró-reitor de Graduação, Alexandre Marino Costa salientou que o processo do vestibular envolve desde os primeiros meses do ano uma série de reuniões e debates sobre o peso das questões e notas de corte. “É um processo que mobiliza toda a Universidade. Os resultados de hoje servem para que possamos ter reflexões, tomar decisões que irão influenciar o Vestibular 2020. É um trabalho feito por muitas mãos.” Marino frisou a necessidade dos candidatos aprovados hoje fazerem sua matrícula on-line de 21 a 24 de janeiro, e, de 31 de janeiro a 1º de fevereiro para os candidatos que estarão na segunda chamada. A matrícula presencial para a primeira e segunda chamadas acontece nas coordenadorias de cada curso, nos dias 5, 6, 7 e 8 de fevereiro. “Aqueles que não confirmarem sua matrícula na etapa on-line estarão cedendo sua vaga para os próximos classificados”, alertou o pró-reitor. Todas as informações sobre o período de matrículas estão disponíveis no link.

A vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann, que estava em período de férias, veio à cerimônia e fez uso da palavra para ressaltar o quanto é especial o dia de divulgação dos resultados do vestibular. “Hoje é um dia muito especial para nossa Universidade. Registro os cumprimentos à Coperve pela eficiência e sempre lisura dessa equipe que historicamente vem exercendo suas funções com muita seriedade e compromisso com a nossa instituição”, apontou.

O reitor em exercício, e pró-reitor de Extensão Rogério Cid Bastos, frisou um agradecimento à imprensa pela cobertura da cerimônia. “É fundamental que a imprensa também dê cobertura a fatos positivos como este. Estamos divulgando o resultado do acesso à quarta melhor instituição federal do país. Isso não é pouco. Para chegar a ser a quarta melhor do país tivemos que formar uma comunidade de mais de 50 mil pessoas, ser rígidos nos controles administrativos, e inflexíveis na perseguição do objetivo de bem representar o estado de Santa Catarina. É um orgulho para nós sermos reconhecidos como membros da comunidade da Universidade Federal de Santa Catarina, a maior e melhor instituição de ensino superior do estado”. Rogério Cid Bastos também deu as boas-vindas aos candidatos aprovados e frisou que “a partir deste momento vocês entram em uma Universidade onde se privilegia a particularidade de cada um. Nisso, respeitamos a diversidade. Com isso, partimos de um aspecto comum a todos – somos cérebros. Cérebros comprometidos com o desenvolvimento do país, e é isso que precisa uma universidade brasileira.”

A divulgação oficial de todos os resultados aconteceu por meio do site do Vestibular 2019: http://vestibular2019.ufsc.br/, com a lista liberada logo após a coletiva de imprensa. 

Confira a lista dos dez primeiros colocados do vestibular UFSC 2019, por número de acertos:

1º Jordão Luiz Moratelli Junior – Medicina – Diurno – Florianópolis – Florianópolis – SC
2ª Heloísa Mello Trapp – Medicina – Diurno – Florianópolis – Joinville – SC
3º André Vinícius Martinhago – Medicina – Diurno – Florianópolis – Joinville – SC
4º Eduardo Augusto Pereira Fischer – Medicina – Diurno – Florianópolis – Guaramirim – SC
5º Leonardo Busanello Mata Alves – Medicina – Diurno – Florianópolis – Florianópolis – SC
6ª Júlia Kersting Chadanowicz – Medicina – Diurno – Florianópolis – Porto Alegre – RS
7º Alexandre Mendonca Mella – Medicina – Diurno – Florianópolis – Curitiba – PR
8º Augusto Nicaretta – Medicina – Diurno – Florianópolis – Garibaldi – RS
9ª Isabela Nachtigall Lazzarotto – Medicina – Diurno – Florianópolis – Porto Alegre – RS
10º Leonardo Cechinel Carlos – Medicina – Diurno – Florianópolis – Balneário Arroio Silva – SC

Conheça, também, os três primeiros colocados, oriundos de escolas públicas:

1º Augusto Nicaretta – Medicina – Diurno – Florianópolis – Garibaldi – RS
2ª Isabela Nachtigall Lazzarotto – Medicina – Diurno – Florianópolis – Porto Alegre – RS
3º William dos Santos – Medicina – Diurno – Florianópolis – Rio do Sul – SC

Dados como as estatística de candidatos inscritos e classificados por escola de ensino médio, nota final do primeiro e do último candidato classificado, ranking dos classificados por estado de origem, entre outras, estão disponíveis no link.

Matrícula

A matrícula on-line dos candidatos classificados em 1ª chamada serão realizadas de 21 a 24 de janeiro e as matrículas presenciais nos dias 5, 6, 7 e 8 de fevereiro diretamente nas coordenadorias dos cursos em que foram aprovados. Mais informações na notícia.

Acompanhe informações sobre chamadas e ingressos nos cursos de graduação da UFSC nos sites http://vestibular2019.ufsc.br/ e http://sisu2019.ufsc.br/.

 

Mayra Cajueiro Warren / jornalista da Agecom / UFSC

Fotos: Pipo Quint / fotógrafo da Agecom/UFSC

Confira o vídeo da solenidade na íntegra e uma entrevista com o primeiro colocado, na página da UFSC no Facebook.

Equipe responsável pelas transmissões ao vivo pelo Facebook: Henrique Almeida e Ricardo Torres