Estudos sobre reabilitação são premiados em concurso internacional

07/01/2019 09:51

O Laboratório de pesquisa, ensino e tecnologia sobre saúde, enfermagem e reabilitação (Re Habilitar), vinculado em Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC), recebeu dois prêmios durante o Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação (APER 2018), organizado pela Associação Portuguesa dos Enfermeiros Especializados em Enfermagem de Reabilitação e realizado de 6 a 8 de dezembro de 2018 na na cidade de Porto, em Portugal.

O primeiro e o segundo lugar premiados na categoria Comunicações Livres – Concurso Internacional foram, respectivamente, com os trabalhos desenvolvidos pelo laboratório ‘Cuidade de Enfermagem de Reabilitação enquanto Processo Emancipatório’ e ‘Construção e Validação de Brinquedo para o Autocuidado da Criança Submetida a Gastronomia: um olhar da enfermagem de reabilitação’.

O trabalho ‘Cuidade de Enfermagem de Reabilitação enquanto Processo Emancipatório’ surgiu de anos de reflexão sobre clínica de enfermagem de reabilitação, ética e bioética em saúde e filosofia em enfermagem, transversalmente atreladas às teorias de enfermagem que fundamentam o cuidado terapêutico e atravessadas pela teoria do reconhecimento de Axel Honneth e pelo princípio da esperança de Ernst Bloch. Esta reflexão teórica aponta para um marco teórico que consubstância estudos desenvolvidos em parceria por pesquisadores de duas universidades, uma no Brasil e outra em Portugal. Os participantes foram Soraia Dornelles Schoeller, Milena Amorim Zuchetto, Maria Manuela Martins, Caroline Porcelis Vargas e Lucas Antunes.

Já o trabalho ‘Construção e Validação de Brinquedo para o Autocuidado da Criança Submetida a Gastronomia: um olhar da enfermagem de reabilitação’ visa criar e validar um brinquedo terapêutico a fim de facilitar a adaptação da criança com a gastrostomia. Os participantes foram Ramon Carlos Pedroso de Morais, Soraia Dornelles Schoeller, Lucas Antunes, Caroline Porcelis e Sara Lopes.

Mais informações sobre o Laboratório por meio da página http://rehabilitar.paginas.ufsc.br/ e sobre o evento pela página https://www.aper.pt/geral/listaeventos.aspx?tipo=1.