Vestibular UFSC 2019: amor e entusiasmo de familiares acompanham candidatos

09/12/2018 19:17

O clima ameno, em pleno mês de dezembro em Florianópolis, fez com que pais e amigos dos candidatos ao Vestibular 2019 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aproveitassem a sombra das árvores que refrescam o Campus Trindade, em Florianópolis.

Neste domingo, 9, os candidatos retornaram às salas de aula para responder questões referentes ao segundo dia de prova. Do lado de fora, os que vieram acompanhar se instalaram como consideraram mais confortável e conveniente: nos carros, nos estabelecimentos próximos, nos bancos e mesas disponíveis pelo campus, em frente às portas de acesso aos locais de prova.

No semblante, um misto de orgulho, de apreensão e de alívio. Laços de amizade foram feitos ou fortalecidos neste momento. Giselle Rodrigues e Celi Ferreira pareciam amigas de longa data, conversando entusiasmadamente antes dos portões do Centro Socioeconômico (CSE) fecharem para dar início ao segundo dia de provas. Ambas moram em Goiânia e vieram acompanhar os filhos no Vestibular. Celi veio com o filho Angellus França, de 17 anos, para o seu primeiro vestibular. “Ele vai tentar o curso de Engenharia de Controle e Automação porque é o mais antigo e bem conceituado do Brasil. Gostamos da universidade, dos prédios e da estrutura, parece uma cidadezinha”.

Giselle é mãe de Luiza Rodrigues, 19 anos, que quer ser psicóloga. Elas vieram para Florianópolis diretamente após o vestibular prestado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), também para Psicologia. “Optamos por universidades do Sul e Sudeste, sendo que pesquisas online nos revelaram o alto conceito dos cursos ofertados pela UFSC”, diz ela, contando que também deu tempo de conhecer as praias Joaquina e Mole e a Lagoa da Conceição.

Os amigos de infância Vladimir Silveira da Silva e Gerson Saldanha moram no mesmo bairro em Viamão, no Rio Grande do Sul, e se encontraram no Campus Trindade e aproveitarem para conversar em uma mesa de xadrez instalada nos arreadores do CSE enquanto os filhos faziam a prova. O primeiro é pai de Evandro Gustavo da Silva, 17 anos, e vestibulando do curso de Engenharia Aeroespacial ofertado no Campus Joinville. O segundo estava acompanhado da esposa Simone e é pai de Bruno, 18 anos, que vai tentar o curso de Psicologia.

Os três gostaram do campus, do ambiente arborizado e de visualizar a possibilidade dos filhos estudarem em uma instituição federal pública e de qualidade. “Estou apreensivo porque quero o melhor para ele, mas ele é novo e pode tentar quantas vezes for necessário”, desabafa Vladimir. “É o primeiro vestibular do nosso filho e ele escolheu a UFSC por ser de referência nacional, com ensino de qualidade. Estamos tranquilos, o processo está se iniciando. Se ele passar, aí vamos pensar na logística”, diz o casal.

Adriane Pereira e Flávio Ellsing Schaden estavam com o filho Lucas Witt, de 24 anos, confortavelmente instalados embaixo das árvores em frente ao Centro de Comunicação e Expressão (CCE). No primeiro dia de prova, 8 de dezembro, fizeram um piquenique no gramado do CSE e, hoje, optaram por este ambiente por ser mais próximo do local de prova de Evandro Muhlbauer, 25 anos, namorado de Lucas e que pretende ingressar no curso de Engenharia Ambiental.

A família é de Joinville, mas aproveitou o Vestibular 2019 da UFSC para conciliar os dias de férias e chegaram a Florianópolis na quarta-feira, 5. Para Flávio, estar na UFSC foi um momento de lembrar histórias e experiências vividas na sua época de estudante de Agronomia no Centro de Ciências Agrárias (CCA). “Fizemos uma retrospectiva, visitamos alguns centros, os alertei de que é preciso saber o local exato de prova porque a UFSC é muito grande”, diz ele ao mostrar, com orgulho, a sua carteira profissional em que constam dados do seu vínculo com a UFSC. “Estou feliz em voltar aqui”.

Para Lucas, formado em Educação Física, a escolha de Evandro pela UFSC se deu porque a instituição é renomada e pública. “Estamos ansiosos e confiantes”, anuncia ele com um largo sorriso no rosto.

Acompanhe as informações sobre o Vestibular 2019 UFSC na página oficial e na matéria especial Saiba tudo sobre as provas do Vestibular UFSC 2019. Concurso inicia-se neste sábado, dia 8.

Nicole Trevisol / Jornalista da Agecom / UFSC

*Fotos: Henrique Almeida / Agecom / UFSC