UFSC 58 anos: Camerata Florianópolis realiza dia 18 de dezembro espetáculo de música erudita

18/12/2018 11:01

Em comemoração aos 58 anos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no dia 18 de dezembro de 2018, às 20 horas, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, será realizado um espetáculo gratuito de música erudita com a Camerata Florianópolis. O evento é promovido pela Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da instituição.

Os ingressos foram disponibilizados, antecipadamente, para a comunidade universitária – estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos em Educação da UFSC, no dia 3 de dezembro de 2018 pelo Departamento de Cultura e Eventos e estão esgotados. Foram concedidas até dois (2) ingressos por pessoa.

Camerata Florianópolis

A Camerata Florianópolis foi fundada em 1994 pelo maestro Jeferson Della Rocca. Desde 1998 conta com a produção de Maria Elita Pereira. Este ano realiza sua 25ª Temporada de Concertos, ocupando um importante espaço na agenda cultural da capital de nosso Estado.

A orquestra, voltada às questões sociais, contribuiu para a democratização do acesso a espetáculos eruditos e implantou projetos educacionais. Obteve grande êxito em concertos pela Europa. Além do repertório camerístico e sinfônico, participou da montagem de dez óperas e espetáculos do gênero popular como: MPB, jazz, reaggae, música para cinema e rock.

A Camerata gravou 11 CDs e cinco DVDs, três deles ainda em 2017. Também gravou trilhas para vídeos institucionais e cinema. Realizou concertos com importantes artistas brasileiros como Lenine, Toquinho, Daniel, Paulinho Moska e Zeca Baleiro, e obteve destaque internacional no show com o guitarrista Steve Vai na edição 2015 do Rock in Rio. Reconhecida ainda pela valorização da arte popular, formação de plateia e incentivo à composição erudita contemporânea. Dentre outros, recebeu em 2011 o Prêmio Franklin Cascaes de Cultura da Prefeitura Municipal de Florianópolis, em 2012 a Medalha Mérito Cultural Cruz e Souza do Governo do Estado de SC, em 2015 o “Prêmio Edino Krieger” como “Destaque Musical do Ano” da ACLA e em 2017 a Medalha Emílio Blum da ACIF e a Medalha Virgílio Várzea de Mérito Cultural da Câmara de Vereadores de Florianópolis.

Programa atualizado

Camerata Florianópolis

Maestro JEFERSON DELLA ROCCA

MAX BRUCH

Romanza para Viola e Orquestra, Op 85

Solo de Mariana Barardi (viola)

CAMILLE SAINT-SAENS

Introdução e Rondó Caprichoso, Op. 28

Solo de Talita Limas Alves (violino)

CHARLES GOUNOUD

Aria Je veux vivre da ópera Romeu e Julieta

Solo de Carla Domingues (soprano)

ANTONÍN DVORÁK

Serenata para Cordas, Op. 44

1. Moderato
  2. Menuetto: Allegro con moto
  3. Scherzo: Vivace
  4. Larghetto
  5. Finale: Allegro vivace

MAX BRUCH

Kol Nidrei para Viola e Orquestra, Op.47

Solo de Leonardo Piermartiri (viola)

WOLFGANG AMADEUS MOZART

Ária Der Hölle Rache da ópera A Flauta Mágica

Solo de Carla Domingues (soprano)

Músicos da Camerata Florianópolis

PRIMEIROS VIOLINOS Iva Giracca (spalla), Elias Vicente Souza, Talita Limas da Silva, Bruno Jacomel, Débora Remor

SEGUNDOS VIOLINOS Mario Marçal Jr., Gilson João Becker, Debora Bohn, Liz Maria Mello Oliveira, Elias Zanon

VIOLAS Leonardo Piermartiri, Mariana Barardi, Fausto Kothe, Fernanda Buratto

VIOLONCELOS Ernesto Guimarães Medolla, Daniel Galvão, Érico Miranda Schmitt, Victor Hugo Reggiardo

CONTRABAIXO Gabriel Bohn

MAESTRO Jeferson Della Rocca

PRODUÇÃO Maria Elita Pereira

Serviço:

O quê: 58 anos da UFSC – espetáculo de música erudita com a Camerata Florianópolis

Quando: 18 de dezembro (terça-feira), às 20 horas

Local: Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo

Quanto: Gratuito

Público: Comunidade universitária – estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos em Educação da UFSC

Realização: Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte/UFSC)

Mais informações: (48) 3721-2376

Parabéns, UFSC!

Hoje, 18 de dezembro de 2018, a comunidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comemora mais um ano de história. Fundada em 1960, a UFSC está presente em Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville levando para o estado catarinense a qualidade do ensino superior federal público e gratuito.

Em 2017, a UFSC somou mais de 46 mil matrículas do ensino básico à pós-graduação. São 119 cursos de graduação e 67 programas de pós-graduação oferecidos entre os cinco campi da instituição. Em um ano, a pesquisa na UFSC gerou 11.208 produções bibliográficas, 6.542 produções técnicas, além da realização de 12.148 ações de extensão.

Isso tudo a serviço do Brasil e da sociedade catarinense. A UFSC é sua, é nossa. UFSC: 58 anos de conhecimento produzindo cidadania!

Camila Collato / Comicom / UFSC Blumenau

Tags: 58 anos58 anos UFSCCamerata FlorianópolisUFSC