Secretaria de Educação a Distância descentraliza ações com criação de núcleos

05/12/2018 09:06

Secretário de Educação a Distância apresenta projeto dos Nedad aos diretores dos campi da UFSC. Foto: Marcus Vinicius/GR/UFSC

A Secretaria de Educação a Distância está em fase de planejamento e criação dos Núcleos de Educação Digital e a Distância (Nedad), a serem implantados em cada um dos campi da Universidade Federal de Santa Catarina. A ação foi apresentada na manhã desta terça-feira, 4 de dezembro, durante reunião do secretário Fernando Gauthier com os diretores dos campi. Esses núcleos são destinados a disseminar a cultura de educação digital em todas as instâncias da Universidade, coordenando e apoiando o desenvolvimento de projetos, implementação e uso de recursos online no processo de ensino-aprendizagem, tanto presencial quanto a distância.

Há ainda a possibilidade dos campi criarem, a partir daí, pólos UAB associados, além de receber cursos. As ações serão de aprimoramento, implantação e divulgação de novas estratégias online ou digitais; capacitação de professores nas tecnologias; desenvolvimento, em conjunto com os departamentos, de projetos pedagógicos de cursos, e disciplinas de graduação; oferecimento de cursos em parceria com a Escola de Extensão; oferecimento, de cursos de especialização em conjunto com os departamentos; recebimento de cursos de outros campi ou da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior.