PIAPE Araranguá realiza balanço das atividades do segundo semestre de 2018

27/12/2018 11:52

O Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) do campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou diversas atividades com os estudantes dos cursos de graduação no segundo semestre 2018. Foram módulos de “Mapas Conceituais”, de “Como  produzir e apresentar trabalhos acadêmicos”, entre outros; encontros sobre adaptação no primeiro ano na universidade; aulões de revisão de Matemática, Informática e Física; módulos de curta duração de Pré-cálculo, de Vetores, de Biomoléculas; oficinas de Metabolismo energético, entre outros. Ao todo foram 64 módulos e oficinas oferecidas nos turnos matutino, vespertino, noturno e aos sábados, com 487 participações e 293 concluintes.

No dia 6 de dezembro, a equipe avaliou as atividades desenvolvidas e prospectou melhorias para 2019, além de discutir a avaliação feita pelos participantes, que atingiu 105 respostas. Segundo a coordenadora local do programa, o PIAPE tem conseguido alguns êxitos entre os estudantes e tem recebido um feedback positivo da comunidade. 87% dos respondentes  disseram que o PIAPE tem contribuído para a permanência e  o êxito na formação.

Confira os depoimentos de alguns estudantes: Eu permaneci porque todas as aulas eram muito bem explicadas e me ajudaram bastante a entender a matéria ; “Eu permaneci pelo ótimo programa de ajuda e meu desenvolvimento de aprendizagem”; “As aulas foram muito esclarecedoras e me fizeram compreender a matériaeNotei que estava me ajudando a resolver os exercícios”. Além disso, sugestões de temas para novos módulos, como também reorganização da oferta dos horários foram pontuadas pelos estudantes. As observações foram discutidas com a equipe e já estão sendo analisadas para futuras melhorias.

Da reunião com a equipe, foi unânime a ideia de buscar a aproximação maior do programa com o corpo docente estabelecendo parcerias para ações conjuntas em disciplinas. Ainda, ter como foco principal os estudantes que estão no primeiro ano do curso, a fim de pensar estratégias de afiliação institucional e acadêmica.

Mais informações pelo e-mail: e fone: 3721-4681

Tags: AraranguáestudantesPiapePrograma Institucional de Apoio Pedagógico aos EstudantesUFSC