Periódico ‘Qorpus’ lança última edição de 2018

11/12/2018 11:25

O Periódico “Qorpus”, vinculado à Pós-graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (PGET/UFSC), lançou a edição nº 28, a última de 2018.

“Cruz Negra”, 1915, de K. Malevich, é uma das obras que ilustram esta edição do jornal online.

O jornal online oferece, na “Janela como é/ Ensaios”, o dossiê Samuel Beckett, com textos de estudiosos da obra do dramaturgo e ficcionista irlandês, como Annita Malufe, Sílvio Ferraz, Vitor Alevato e Leonardo Samarino, e de Simor Coveny, Ministro das Relações Exteriores da Irlanda. Na mesma janela, Maria Aparecida Barbosa discute ideias de Claude Lévi-Strauss e de Viveiros de Castro. Ainda, a sessão contém ensaios de diferentes autores que abordam assuntos como feminismo, exílio e a obra do escritor Horácio Quiroga.

Na janela “… à procura de autor/ Entrevistas”, o editor Samuel León explica a crise das livrarias na América Latina, e o escritor da Costa do Marfim, Yeo N’gana, fala sobre sua poesia.

“Quadrado negro”, 1915, K. Malevich.

Entre outros textos, o periódico “Qorpus” oferece ao leitor, na janela “Teatro na Praia/ Textos Criativos”,  versos inéditos de Affonso Ávila, um poema do último livro de Paulo Henriques Britto e um conto da uruguaia Rosario Igoa. Na “agenda cultural”, Clélia Mello apresenta uma amostra da obra da artista plástica Alicia Rossi.

“Círculo Negro”, 1915, K. Malevich.

As obras suprematistas que ilustram esta edição, “Quadrado negro”, “Círculo negro” e                      “Cruz negra”, são de autoria de K. Malevich, criadas a partir de 1915, na Rússia. Foram chamadas de “o rosto do tempo”, pois encerraram uma época na pintura ocidental e iniciaram outra, imprevista e fértil, à medida que o quadrado primordial girou ou se desdobrou na tela.

Mais informações podem ser conferidas no site.