Nota de pesar: falece professor aposentado do CCA, Christovão Andrade Franco

07/12/2018 09:03

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Christovão Andrade Franco, nesta quinta-feira, 6 de dezembro de 2018. Christovão foi um dos fundadores do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e primeiro coordenador do curso de Agronomia. O velório iniciou às 18 horas desta quinta-feira e seguiu até as 10 horas desta sexta-feira, 7, no Cemitério do Itacorubi, em Florianópolis. Não houve sepultamento.

Nas palavras do professor José Antônio Ribas Ribeiro, diretor do período de 1980-1984, Christovão era “um filósofo que metia a mão na massa. Preocupava-se não apenas com os fundamentos da profissão, mas com os da cidadania e procurava incentivar não só os alunos mas seus colegas a perseguirem esse caminho. Junto com seu cunhado e amigo Glauco Olinger idealizaram e implantaram o primeiro curso de Agronomia em  Santa Catarina. Foi um dos inspiradores do curso de pós graduação em Agroecossistemas”.

Para o professor Glauco Olinger “as marcas mais importantes deixadas pelo professor Christovão Franco no exercício de suas funções públicas foram: ser portador do conhecimento profissional; a dedicação ao trabalho; a honestidade como um dever de todos e não como virtude de alguns; o entusiasmo pela causa dos agricultores familiares de SC;  a dedicação ao ensino das Ciências Agrárias; a coragem que lhe era peculiar para a prática dessas virtudes. Foi um homem, sobretudo, justo e respeitado por toda a classe agronômica, sem exceção. ”

O Centro Agropecuário

Com o Decreto-lei nº 5.540/68, que implantou a Reforma Universitária no Brasil, o então reitor João David Ferreira Lima deu início aos trabalhos que reestruturaram a Universidade de acordo com as exigências do MEC. O Centro Agropecuário já estava previsto nesse Plano de Reforma, e sua criação foi aprovada por meio do Decreto nº 64.629/69,4 sendo presidente da República o general Emílio Garrastazú Médici e ministro da Educação Jarbas Passarinho.

Em 1971 começaram os trabalhos de estruturação do Centro, em conjunto com o governo do estado. A UFSC criou uma Comissão de Planejamento que contava com a participação de membros de ambas as instituições para estudar a sua implantação. Essa comissão foi presidida pelo professor Acácio Garibaldi Santiago5 e composta pelos professores Osvaldo Ferreira de Mello, Valmir Dias, Luiz Felipe Gama D’Eça, João David Ferreira Lima, Christovão Andrade Franco e Glauco Olinger.

O primeiro currículo do Curso de Agronomia foi desenvolvido por Christovão de Andrade Franco e Glauco Olinger.

Fonte: cca.ufsc.br