Exposição de professor da UFSC será inaugurada nesta quinta, 13 de dezembro

12/12/2018 12:47

O professor do Departamento de Exposição Gráfica do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (EGR/CCE/UFSC), Mário César Coelho, inaugura sua exposição “Paisagem Passagem: uma ponte em 30 dias” nesta quinta-feira, 13 de dezembro. A abertura será às 19h, no Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa. As visitas à exposição são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 3 de fevereiro de 2019.

Com a Ponte Hercílio Luz como personagem principal, a exposição é um diário visual composto por 35 trabalhos em lápis de cor aquarelável sobre papel preto, produzidos durante o mês de setembro de 2017. Todos os desenhos foram executados inloco, realizados, em média, num tempo de uma a três horas. A proposta da exposição é compartilhar as obras de uma forma que possam propiciar uma experiência estética com a imersão por meio da visão do conjunto.

A obra em exposição, “andaimes nas bases”, foi produzida com lápis de cor sobre papel Canson. Foto: divulgação.

As imagens estão dispostas na mesma sequência em que foram desenhadas durante os 30 dias. A cronologia representa a forma como o artista assimilou a paisagem no decorrer do trabalho. Na primeira quinzena, os desenhos foram realizados a partir das cabeceiras insular e continental. Na segunda quinzena, parte dos desenhos foi feita dentro da ponte, junto às atividades dos operários. “O fato de permanecer algumas horas num único lugar, observando e desenhando, acaba propiciando uma interação com as pessoas que estão de passagem”, relata Mário César Coelho. Por isso, os desenhos destacam o movimento constante dos trabalhadores nas passagens da estrutura, sob os andaimes e torres, subindo e descendo dos guindastes.

Mais informações no site do artista, ou pelo e-mail: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Tags: CCEDepartamento de Exposição Gráficaexposição “Paisagem Passagem: uma ponte em 30 dias”Museu Histórico de Santa CatarinaPalácio Cruz e SousaPonte Hercílio LuzUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina