DIVULGA UFSC – 04/12/2018 – Edição 1183

04/12/2018 10:26

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 04/12/2018 – Edição 1183

 

Curso capacita segunda turma de Agentes de Comunicação da UFSC

O curso de Agentes de Comunicação, ministrado durante três dias (28, 29 e 30 de novembro) na sala Lantana do Centro de Cultura e Eventos, foi promovido pela Seção Comunica da Agência de Comunicação da UFSC e capacitou 30 novos agentes que irão integrar o Grupo de Trabalho que atua a mais de um ano no aprimoramento dos processos de comunicação da UFSC. Continue a leitura>> .

Oficinas sobre medicinas indígenas e ecobrincos estão com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para as oficinas Medicinas Indígenas e Ecobrincos, promovidas pela Sala Verde (UFSC). As atividades são destinadas à comunidade acadêmica e ao público externo, e ocorrem no dia 6 de dezembro. A primeira oficina ocorre das 9h às 11h, no Horto do HU. As inscrições são para a lista de espera. A segunda oficina ocorre das 14h às 16h, na Sala Verde da UFSC, e propõe um novo olhar para os resíduos sólidos, através de sua valorização por meio da confecção de brincos com materiais reutilizados. Inscrições no link. Continue a leitura » ».

Reunião científica “Avanços na Biologia e Medicina da Dor”

O evento científico com o tema “Avanços na Biologia e Medicina da Dor” ocorre de 5 a 7 de dezembro no EFI/UFSC. O encontro contará com a participação de renomados neurocientistas nacionais e internacionais. As inscrições podem ser feitas pelo link. Saiba mais.

Inscrições abertas para Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC) publicou edital para inscrições no curso de Doutorado. As inscrições vão até o dia  12 de janeiro e podem ser feitas pelo link. As áreas de concentração são: Condição humana na modernidade, Estudos de gênero, Sociedade e meio-ambiente e África e suas diásporas. Mais informações pelo e-mail: .

Pesquisadores da UFSC se mobilizam pela preservação da Serra do Tabuleiro

Pesquisadores do Observatório de Justiça Ecológica (OJE/UFSC) estão se mobilizando para tentar reverter a recategorização do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Localizado nos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí e Paulo Lopes, o Parque é a maior e mais importante Unidade de Conservação de Santa Catarina. Entretanto, em março de 2009 foi aprovada a Lei estadual nº 14.661, que recategorizou o Parque, restringindo sua proteção para permitir a implantação de áreas industriais e empreendimentos imobiliários de grande porte. Continue a leitura » » .

Projetos na UFSC valorizam conhecimento e cultura africana e afrodescendente

O Projeto 10 Anos do Curso de Artes Cênicas da UFSC, promoveu uma ampla programação entre os dias 7 e 10 de novembro, com o tema Diálogos com Tradições Orais de Matriz Africana. Integraram as atividades o Fórum Permanente de Estudos sobre as Artes Negras da Cena, História e Cultura Africana e Afro-Brasileira (FANCA/UFSC) e   o Coletivo Kurima. Continue a leitura » ».

Estudantes da UFSC são homenageados por suas pesquisas de Iniciação Científica e Tecnológica

Sete estudantes e seus respectivos orientadores foram homenageados dia 28 de novembro, durante a cerimônia de premiação do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SIC) e do Seminário de Iniciação Científica para o Ensino Médio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Por terem desenvolvido pesquisas que se destacaram em diferentes áreas do conhecimento, os seis estudantes de graduação selecionados foram contemplados com passagens aéreas e uma ajuda de custo no valor de R$ 800 para participar da Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC) da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre de 21 a 27 de julho de 2019, em Campo Grande (MS). O estudante do Ensino Médio foi contemplado com um notebook doado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (Fepese). Continue a leitura » »  .

Dissertação da Pós em Relações Internacionais recebe prêmio do Ministério da Defesa

Uma dissertação do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFSC conquistou a Menção Honrosa no Concurso de Teses e Dissertações em Defesa Nacional promovido pelo Ministério da Defesa. O trabalho “A brigada de intervenção da MONUSCO: uma inflexão para o uso da força em operações de paz das Nações Unidas”, escrito por Juliana Graffunder Barbosa e orientado pelo professor Lucas Pereira Rezende . Continue a leitura>>.

Distribuição de ingressos para espetáculo com Tom Cavalcante ocorre nesta quarta

A Secretaria de Cultura e Arte  (SeCArte/UFSC) irá disponibilizar  100 ingressos cortesia do espetáculo “STOMDUP com Tom Cavalcante” para  estudantes da UFSC  no dia 5 de dezembro, quarta-feira, a partir das 8h30, na varanda da entrada principal do Centro de Cultura e Eventos. A apresentação é prevista para o dia 8 de dezembro, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos.

Pós-graduação em Matemática Pura e Aplicada da UFSC ganha destaque em publicação

O Programa de Pós-Graduação em Matemática Pura e Aplicada (PPGMPA/UFSC) recebeu destaque em newsletter da Sociedade Brasileira de Matemática. A aprovação do projeto “Internacionalização da Matemática e interação com Física e Engenharias” do PPGMPA, como subprojeto da UFSC no âmbito do edital Print Capes foi o assunto principal abordado. A newsletter completa está disponível no  link.

Primeira tradução de peça de Satie é lançada em leitura dramática na UFSC

A peça teatral escrita pelo pianista francês Erik Satie, originalmente redigida em 1913, teve sua primeira tradução brasileira realizada em 2015, como trabalho de mestrado de Marina Bento Veshagem, junto ao Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução (PGET/UFSC). A dissertação “A armadilha de Medusa”, é agora publicada em livro, em edição bilíngue. O lançamento ocorreu durante a III Semana de Leitura Dramática da UFSC, realizada entre os dias 26 a 28 de novembro de 2018, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Continue a leitura » ».

Projeto Fora do circuito exibe “O Limoeiro” nesta terça-feira

O filme O limoeiro (Palestina, 2008),será exibido no dia 04 de dezembro (terça-feira), às 19h, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária. É o terceiro e último filme do Festival Fora do Mapa, vinculado ao projeto de extensão Fora do Circuito. O tema deste festival é a exibição de filmes de países extintos ou não reconhecidos. Mais informações: https://fora-do-circuito.webnode.com/.

 

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook

 


Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
/ +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.