Bolsista do Laboratório Solar da UFSC recebe prêmio em Conferência na Austrália

14/12/2018 09:59

Laboratório Fotovoltaica da UFSC no Sapiens Parque.

Caroline Bedin, graduanda do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bolsista de iniciação científica do Laboratório Fotovoltaica da UFSC recebeu o prêmio de Best Student Oral Paper na categoria “equipamentos fotovoltaicos” na Asia-Pacific Solar Research Conference 2018, realizada de 4 a 6 de dezembro, em Sydney, na Austrália.

O artigo premiado ‘PID Detection in Crystalline Silicon Modules Using Low-Cost Electroluminesce Imagens in the Field‘ aborda a Degradação Induzida pelo Potencial (PID, da sigla em inglês) em módulos solares fotovoltaicos que fazem parte de um projeto de pesquisa desenvolvido pela UFSC para a ENGIE Brasil Energia, em Tubarão (SC).

Caroline Bedin escreveu o artigo com os coautores Aline Kirsten Vidal de Oliveira, Lucas Rafael do Nascimento, Gustavo Xavier de Andrade Pinto, doutorandos da UFSC, Lucas Augusto Zanicoski Sergio, também estudante do curso de Engenharia Elétrica, e Ricardo Rüther, orientador de iniciação científica e coordenador do Laboratório Fotovoltaica.

Durante o período de estágio realizado neste segundo semestre de 2018 na School of Photovoltaic and Renewable Energy Engineering da University of New South Wales (UNSW/Sydney), Caroline realizou pesquisas juntamente com a doutoranda Raghavi Bhoopathy e o pós-doutorando Oliver Kunz, relacionadas a um método de fotoluminescência para caracterização de células e módulos fotovoltaicos de silício.

MAIS

O laboratório em que a estudante realizou o estágio é coordenador pelos professores Hameiri e Thorsten Kups, o primeiro foi premiado em 2014 com o UNSW Vice-Chancellor’s Research Fellowship e, em 2015, recebeu o Discovery Early Career Researcher Award (DECRA) da Australian Research Council (ARC). Kups é internacionalmente reconhecido como o precursor do uso da Fotoluminescência e hoje é vice-diretor do ARC Centro de Excelência Fotovoltaica na Escola de Engenharia de Energia Fotovoltaica e Renovável da UNSW. A Direção do Centro é de Martin Green, detentor do recorde mundial de eficiência em células solares fotovoltaicas de silício por décadas e criador de tecnologias utilizadas pela indústria fotovoltaica mundial, como a célula PERC (Passivated Emitter Rear Contact).

Informações sobre o Projeto na reportagem Usina Solar Cidade Azul (USCA).

*Fotos: Pipo Quint / Agecom/ UFSC e Divulgação Fotovoltaica UFSC

Tags: Energia Solar FotovoltaicaEngenharia ElétricaEngenharia Elétrica UFSCequipamentos fotovoltaicosFotovoltaicaFotovoltaica-UFSCUFSC