Profissionais do HU participam de curso de formação de lideranças

07/11/2018 12:54

Profissionais que atuam em cargos de chefia de todos os setores do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) iniciaram nesta semana o curso ‘Formação de Liderança no Hospital Universitário’, promovido pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP). O curso, com carga de 20 horas, começou no dia 5 e segue até o dia 27, com módulos nas segundas-feiras. De acordo com a GEP, o objetivo é contribuir na formação de gestores, proporcionando maior embasamento teórico para articulação das competências de liderança, a fim de aprimorar melhores em relação ao trabalho e à satisfação dos trabalhadores.

Na abertura do curso, a superintendente do HU, Maria de Lourdes Rovaris, e a gerente de Ensino e Pesquisa, Rosemeri Maurici da Silva, destacaram a importância de formação de lideranças para melhoria da gestão, ressaltando a necessidade de desenvolver habilidades para as atividades de líder. “Nós somos formados dentro de nossas profissões, como médicos e professores, por exemplo, mas no decorrer de nossas carreiras temos que assumir o papel de líderes. E ser uma liderança exige aprendizado. É isso que estamos fazendo aqui”, resumiu a gerente de Ensino e Pesquisa.

A palestra de abertura e o primeiro módulo foram realizados, respectivamente, nos dias 5 e 6 de novembro, sobre ‘Cultura Organizacional, Gestão de Mudanças e Planejamento Estratégico’, ministrada pela psicóloga organizacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Cláudia Maria Pereira de Lima.

Na palestra, a psicóloga ressaltou o papel das lideranças na identificação do ambiente de trabalho e na necessidade de implementar mudanças, sempre respeitando o perfil da organização. “Temos que conhecer o nosso ambiente para saber agir no momento certo”, ensinou a profissional, que atual no Hospital Universitário Lauro Wanderley, de João Pessoa (RN).

No dia 6, Cláudia Pereira de Lima apresentou o primeiro módulo do curso, com o tema “O que a Ebserh espera de seus gestores: uma análise das competências gerenciais”. Foram apresentadas as bases teóricas para definição de competências, a matriz de competências da Ebserh e, principalmente, as competências gerenciais.

A equipe discutiu competências importante para chefias, como tomada de decisões, gestão compartilhada, gestão da equipe multiprofissional, representação institucional e planejamento participativo, avaliando todos os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para desenvolver estas competências.

“Avalio o resultado deste primeiro encontro como positivo, mostrando que o corpo gerencial tem atitude e identifica o que é necessário fazer daqui em diante na formação das chefias. Os primeiros passos estão dados”, disse a psicóloga, ao final da apresentação do primeiro módulo do curso, que tem mais três encontros neste mês.

Os módulos seguintes serão apresentados pelo professor Narbal Silva, do Departamento de Psicologia da UFSC, com os temas ‘Gestão de equipes e comunicação’, no dia 13 de novembro, das 14 às 18 horas; tema ‘Relações Interpessoais no cuidado e no trabalho em saúde’, no dia 20 das 8 às 12 horas; e ‘Analisando as competências gerenciais’, no dia 27, das 14 às 18 horas.

A chefe do setor de Ensino e Extensão da GEP, Nádia Chiodelli Salum, explicou que o curso, realizado junto com a Unidade de Planejamento do HU, visa a valorizar os trabalhos das chefias que estão assumindo no hospital universitário, além de estimular a formação de lideranças dentro dos padrões de qualidade da Ebserh.​

Sinval Paulino / Jornalista do HU / UFSC