Professor e acadêmico da UFSC vencem 20º Prêmio Catarinense de Economia

26/11/2018 10:54

O professor  Fábio Pádua dos Santos e o estudante Jefferson Chaves da Silva, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),  são os vencedores do 20º Prêmio Catarinense de Economia (PCE). A solenidade de premiação ocorrerá dia 10 de dezembro, às 18h30, no Slaviero Baía Norte, na Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Os resultados foram divulgados na última sexta-feira, 23, pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-SC).

Na categoria Economista, Fábio dos Santos apresentou o trabalho “Capitalismo histórico e formas de sociabilidade: Uma hipótese sobre a formação do Brasil contemporâneo”. Santos  é  doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é professor colaborador/voluntário no Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC e está vinculado como pesquisador ao Grupo de Pesquisa em Economia Política dos Sistemas-Mundo (UFSC).

Vencedor na categoria Estudante, Jefferson da Silva concorreu com a monografia “Pobreza multidimensional nas mesorregiões catarinenses: um estudo a partir da abordagem das necessidades básicas”. Realizado sob orientação da professora orientadora Solange Regina Marin, o trabalho de conclusão do curso de Ciências Econômicas foi publicado em 24 de maio deste ano.

Nas monografias ou trabalhos de conclusão de graduação em Ciências Econômicas, puderam participar estudantes universitários regularmente matriculados em curso de Ciências Econômicas na jurisdição  ou recém-formados no primeiro e segundo semestres de 2017 e primeiro semestre de 2018. Já os artigos técnicos ou científicos da categoria Economista deveriam ter sido publicado no ano anterior à concessão do prêmio ou no ano do concurso até a data da inscrição, em revista científica, nacional ou internacional, com Conselho Editorial, ou em Anais de congresso científico, nacional ou internacional. A premiação é uma promoção do Conselho Regional de Economia (Corecon-SC) com patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Tags: 20º Prêmio Catarinense de EconomiaConselho Regional de EconomiaCorecon-SCFábio Pádua dos SantosJefferson Chaves da SilvaUFSC