Homenagem às diretoras e atualização de marca em comemoração aos 50 anos da BU

23/11/2018 18:29

Nova marca da BU

Em comemoração aos 50 anos da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU), no dia 22 de novembro, foram homenageadas as diretoras da BU ao longo deste período, com a criação da “Galeria de Diretoras”. A ocasião foi realizada em uma atividade do projeto “Bom dia, Biblioteca”. Como marco da comemoração, foi apresentada a atualização da marca gráfica da maior biblioteca do Estado de Santa Catarina. A nova marca foi desenvolvida em colaboração entre a Comissão de Comunicação e Marketing da BU com a equipe do Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (Logo) e auxílio o setor de Identidade Visual da Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC.

Novo logo atualiza marca da BU

Evento apresentou galeria de Diretoras e processo de criação da nova marca da BU. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

No evento, realizado no auditório Elke Hering, os presentes puderam acompanhar a apresentação do processo de criação da nova marca da BU.  O desenvolvimento do projeto ocorreu a partir de reuniões intercaladas com rodadas de criação com a Comissão de Comunicação da BU e com a equipe do Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (Logo), vinculado ao curso de graduação em Design.

Durante o projeto, a Agecom atuou no processo participativo do início ao fim, com o objetivo de apresentar o andamento do projeto e trocar impressões sobre as alternativas geradas. Por fim, a marca atualizou a imagem da BU, mantendo ainda relação com a anterior, de modo a não ser perdida a identificação dos usuários com o setor.

Para a atual diretora da Biblioteca, Roberta de Bem: “Foi um evento bastante aconchegante e gratificante, porque foi possível homenagear as pessoas que fizeram parte desta história por meio da apresentação de uma nova marca. Uma marca que nos representa e retrata a Biblioteca como um ambiente dinâmico, plural, acolhedor, facilitador. Além, da satisfação de ver um trabalho realizado em conjunto, o que fortalece o senso de pertencimento dos trabalhadores proposto na nova Marca e do Ex-Líbris”.

Projeto “Bom dia, Biblioteca”

Logo do projeto ‘Bom dia, biblioteca!’

O “Bom-Dia, Biblioteca” é uma reunião da equipe BU/UFSC em que são apresentadas as atualizações e inovações em serviços realizadas por determinados setor da Biblioteca. O projeto é voltado para os técnicos-administrativos em Educação (TAEs) e demais atores diretamente envolvidos no trabalho junto à Biblioteca. O projeto tem por objetivo de registrar o conhecimento corporativo, estimular o aprendizado organizacional e a reflexão sobre os processos da BU, a partir do compartilhamento de experiências. As reuniões acontecem na medida em que os setores têm a necessidade de apresentar atualizações dos serviços.

Tags: AgecomBiblioteca UniversitáriaBULOGOUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina