DIVULGA UFSC – 27/11/2018 – Edição 1178

27/11/2018 09:48

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 27/11/2018 – Edição 1178

Divulgado resultado preliminar do Programa de Bolsas de Extensão

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) divulgou o resultado preliminar do Edital PROBOLSAS 2019 – Programa de Bolsas de Extensão da UFSC. Os projetos reprovados podem apresentar recursos no dia 28 de novembro, conforme descrito no item 10 do edital. Mais informações na página da Proex.

Cerimônia de premiação dos Seminários de Iniciação Científica ocorre dia 28 na Reitoria

A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq/UFSC) promove a cerimônia de premiação do 28º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (28º SIC) e do 8º Seminário de Iniciação Científica para o Ensino Médio (8º SIC-EM/UFSC) ocorrerá no dia 28 de novembro, às 15h, na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria. No evento serão entregues os prêmios específicos de cada categoria. Mais informações.

Grupo de Estudos Nelson Mandela promove evento referente ao mês da Consciência Negra no CCJ

O Grupo de Estudos Nelson Mandela (GEN Mandela), formado por acadêmicos do curso de Direito da UFSC em parceria com o Centro Acadêmico XI de Fevereiro (CAXIF), promove o evento referente ao mês da Consciência Negra, no dia 28 de novembro, no auditório do CCJ. Palestrantes: Emiko Liz Pessoa Ferreira, professora de Direito da Faculdade Anhanguera com o tema: Políticas de Ações Afirmativas, às 19 horas; Kim Isac, Conselheiro da ReAfro SC, com o tema: Afro Empreendedorismo, às 20 horas. Mais informações.

Sexto Simpósio de Integração de Ciências Biológicas ocorrerá entre os dias 28 e 30 de novembro

A sexta edição do Simpósio de Integração dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências Biológicas (SIP-CCB-USFC), organizado por discentes dos cursos, será realizada junto à comemoração dos 10 anos do Laboratório Multiusuário de Estudos em Biologia (LAMEB). O evento contará com mesas redondas, palestras e com exposições científicas entre os dias 28 e 30 de novembro. Informações e inscrições: acesse o site.

LASHIP organiza Workshop que reúne especialistas da indústria e academia de 5 países

O WIEFP2018 – 4th Workshop on Innovative Engineering for Fluid Power, ocorrerá entre 28 e 30 de novembro de 2018, na sede da ABIMAQ, em São Paulo/SP. O evento é organizado pelo Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos (LASHIP/EMC/UFSC) com objetivo de discutir a área de mecatrônica e automação, controle com hidráulica e pneumática, bem como em gestão da pesquisa e inovação e de oportunidades de desenvolvimento de produtos industriais. Mais informações: acesse o site do evento.

Segurança do paciente cirúrgico é debatida na 1ª Jornada Científica Catarinense de Bloco Operatório

Departamento de Enfermagem (CCS/UFSC) promoveu na sexta-feira, 23 de novembro, a primeira edição da Jornada Científica Catarinense de Bloco Operatório, promovida pela Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC). Profissionais e estudantes da área acompanharam, durante todo o dia, no Auditório da Reitoria, palestras que abordaram a segurança do paciente cirúrgico. Continue a leitura»».

Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa é entregue para atriz e diretora de teatro da UFSC

A Medalha Cruz e Sousa – maior honraria da área cultural em Santa Catarina, concedida pelo governador – foi entregue no sábado, 24 de novembro, no Auditório do Centro de Artes da Udesc. Entre os homenageados estava Carmen Fossari, profissional de Teatro do Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCArte/UFSC), onde é coordenadora e ministrante da Oficina Permanente de Teatro, fundadora e diretora do Grupo Pesquisa Teatro Novo, além de coordenar outros projetos culturais. Continue a leitura>>.

Grupo teatral de Artes Cênicas apresenta peça inspirada em obra de James Joyce

O grupo teatral Os Ciclopatas, formado por alunos de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta a peça ‘Sim Eu digo sim’. O espetáculo será nesta terça, dia 27 de novembro, às 19h, na sala 402 do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A apresentação é uma adaptação do capítulo XV do romance Ulisses, de James Joyce. Continue a leitura>>.

O conto dos contos: dia 28 é lançada tradução de clássico da literatura italiana

‘O conto dos contos’ é uma coletânea de contos de fadas que inspirou obras como a dos irmãos Grimm e de Charles Perrault. De autoria de Giambattista Basile (1566-1632), o livro é composto por um conto de fadas que permeia outros 49 contos. Escrita em dialeto napolitano, a obra é agora traduzida para o português por Francisco Degani, como resultado de seu trabalho de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução (PPGET), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O livro, traduzido sob a supervisão de Andréia Guerini, terá seu lançamento realizado nesta quarta-feira, 28 de novembro, a partir das 19h na Biblioteca de Arte e Cultura, do Centro Integrado de Cultura (CIC). Continue a leitura»».

Coral, Madrigal e Orquestra de Câmara realizam concertos de encerramento do ano

O Coral, o Madrigal e a Orquestra de Câmara da UFSC — projetos musicais do Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCArte/UFSC) — apresentam-se nos dias 28 de novembro (no Auditório do EFI-1) e 03 de dezembro (Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha), às 20 horas, em concertos de encerramento das atividades do ano. O repertório é variado, com músicas populares e eruditas, de autores brasileiros e internacionais. Os eventos são gratuitos e abertos à comunidade. Continue a leitura>>.

Ciclo de Cinema Africano exibe os filmes ‘África 50′ e ‘África, minha África…’

O Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf/UFSC) promove a exibição do curta-metragem ‘Afrique 50’ (Costa do Marfim, 1950), de René Vautier, e do filme ‘Afrique, mon Afrique…’ (Costa do Marfim, 1995), de Idrissa Ouedraogo. O evento acontece na quarta-feira, dia 28 de novembro, às 19h, na Sala de Projeção do Curso de Cinema da UFSC, 1º andar do Bloco D do CCE. Mais informações.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook

 


Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina