DIVULGA UFSC – 13/11/2018 – Edição 1170

13/11/2018 09:15

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 13/11/2018 – Edição 1170


Ações Afirmativas e Permanência Estudantil são temas de Fórum na UFSC

Na manhã desta segunda-feira, 12 de novembro, foi realizada a abertura do “I Fórum de Ações Afirmativas e Permanência Estudantil da UFSC”. O evento, organizado pelo Comitê Institucional de Ações Afirmativas, propõe-se a promover um espaço de debate sobre questões centrais de acesso e permanência dos estudantes da UFSC e construir propostas de consolidação de uma política institucional que agregue as ações afirmativas e a permanência, mais aproximada da realidade dos estudantes. Continue a leitura » »  .


UFSC realiza testes com fumaça para detectar origem das águas que chegam aos córregos na instituição

A Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC, com a ajuda de uma equipe da Casan, irá realizar testes de fumaça para identificar a origem das contribuições pluviais ainda não identificadas aos córregos da UFSC. A operação será nesta terça-feira, 13 de novembro, a partir das 9h30. A equipe irá utilizar um equipamento insuflador de fumaça, com pressão suficiente para atingir até 400 metros de distância. A fumaça não é tóxica, sendo atestada pelos órgãos de controle, mas poderá gerar incômodo visual próximo aos locais de saída de fumaça ou ser confundida com incêndio. Continue a leitura » ».


Seminário ‘TICs e a crise no mundo do trabalho’ ocorre no CSE no dia 14 de novembro

O Centro Socioeconômico (CSE) receberá o seminário “TICs e a crise no mundo do trabalho”, ministrado pelo professor José Maria Carvalho Ferreira, da Universidade de Lisboa (ULisboa), no dia 14 de novembro. O evento ocorre no miniauditório do Departamento de Economia, das 9h às 13h. O encontro também contempla o circuito brasileiro do lançamento do livro “Utopia, Anarquia e Sociedade – Escritos em Homenagem a José Maria Carvalho Ferreira”. Continue a leitura>>.

Últimos dias: inscrições para Educação do Campo e vagas suplementares a negros, indígenas e quilombolas

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve/UFSC) divulgou os editais referentes às inscrições aos processos seletivos para a licenciatura em Educação do Campo e para as vagas suplementares destinadas ao grupo etnicorracial negroindígenas e quilombolas. As inscrições para as vagas suplementares devem ser realizadas até esta terça-feira, 13 de novembro. As inscrições para licenciatura em Educação do Campo devem ser realizadas até 21 de novembro. Mais informações na página da Coperve.


Perspectivas para a Democracia no cenário pós-eleitoral

A mesa-redonda “Perspectivas para a Democracia no cenário pós-eleitoral” acontece no dia 14 de novembro, às 9h, no Bloco B do CFH. O evento conta com a participação de Luis Felipe Miguel (UnB), Joana Passos (CED) e Sandra Noemi Cucurullo de Caponi (CFH). Mais informações.


Associação de estudantes da UFSC promove debate sobre direitos indígenas e conjuntura política

A Associação dos Estudantes Indígenas da UFSC (AEIUFSC) promove o debate sobre os direitos indígenas e a conjuntura política brasileira, na próxima quarta-feira, 14 novembro, às 13h, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE). A atividade é organizada em parceria com o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). As inscrições podem ser feitas no formulário. Continue a leitura » » .


UFSC recebe I Jornada Científica Catarinense de Bloco Operatório

O Departamento de Enfermagem (CSE/UFSC) recebe no dia 23 de novembro, sexta-feira, a I Jornada Científica Catarinense de Bloco Operatório, promovida pela Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC). O evento será no Auditório da Reitoria e visa divulgar a produção científica da enfermagem nas áreas de Centro Cirúrgico, Recuperação pós-anestésica, Centro de Material e Esterilização, promovendo um espaço para atualização, discussão e troca de experiências de profissionais do estado. O evento é  aberto ao público e à comunidade acadêmica da área da saúde e a inscrições podem ser feitas até quarta-feira, 14 de novembro, por meio do site do evento.  Continue a leitura » » .

Programa de Pós-Graduação em Física divulga chamada para bolsa de pós-doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFSC/UFSC) anuncia a disponibilidade de uma bolsa de pós-doutorado do Programa Nacional de Pós-doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES), para o período de dois anos, a partir de 2019/1. O candidato deve atuar em uma das seguintes áreas de pesquisa: Astrofísica, Física Atômica e Molecular, Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística, Física Nuclear e de Hádrons, Física Matemática e Teoria de Campos. A inscrição pode ser realizada no link, até o dia 26 de novembro de 2018.

Sinter divulga edital de bolsa de estudos na Alemanha

A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) informa o prazo de 20 de novembro para as inscrições de estudantes do curso de Letras – Alemão Licenciatura no edital de oferta de uma bolsa de estudos na Pädagogische Hochschule Weingarten (Alemanha).  Mais informações:  .


Livro da Editora da UFSC recebe menção honrosa no Prêmio ABEU 2018

A obra “História e Arqueologia da América Indígena: Tempos pré-colombianos e coloniais“, de Cristina Bertazoni, Eduardo Natalino dos Santos e Leila Maria França, publicada pela Editora da UFSC (EdUFSC), recebeu menção honrosa na categoria Ciências Humanas do Prêmio ABEU 2018. A premiação ocorreu no dia 5 de novembro, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Continue a leitura>>.

CineARQ exibe o filme “Pela Janela”

O CineARQ promove a exibição do filme “Pela Janela”, dirigido por Caroline Leone. A sessão acontece dia 14 de novembro, às 18h30, na arquibancada do prédio de Arquitetura e Urbanismo. O projeto CineARQ é um grupo de discussão aberto a todos, que busca fomentar as relações transversais entre saberes direta ou indiretamente vinculados ao campo de atuação dos arquitetos e urbanistas. Mais informações.

Medita UFSC realiza palestra ‘Paz e pertencimento no dia a dia’

O projeto de Extensão Medita UFSC realiza no dia 13 de novembro, terça-feira, às 12h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a palestra “Paz e pertencimento no dia a dia”, com a instrutora Andrea Sandoval. Mais informações na página do projeto.

 

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook

 


Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
/ +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina