DIVULGA UFSC – 06/11/2018 – Edição 1165

06/11/2018 09:42

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 06/11/2018 – Edição 1165

Simulações com hologramas são utilizadas em pesquisa para o ensino da geometria

Parece ficção científica, mas o uso de hologramas no ensino de matemática é apenas uma boa dose de criatividade aliada a uma metodologia inovadora. A ideia de Rafael Lisboa, professor do Colégio de Aplicação da UFSC e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, é utilizar o método no Laboratório de Matemática e disseminá-lo para outros educadores. Continue a leitura » »  .

Evento de formação ‘Diálogos com tradições orais de matriz africana’ ocorre de 7 a 10 de novembro

A segunda edição da Formação do Fórum Permanente de Estudos sobre as Artes Negras da Cena, História e Cultura Africana e Afro-Brasileira (Fanca) será realizada de 7 a 10 de novembro. O encontro tem como tema “Diálogos com Tradições Orais de Matriz Africana”. O pesquisador e artista Toni Edson (UFAL) ministrará uma palestra, uma oficina e apresentará um espetáculo de contação de histórias. A Formação, que é promovida pelo Coletivo Kurima – estudantes negros e negras da UFSC, Kurima Bantu Mulheres e pelo Projeto 10 Anos do Curso de Artes Cênicas da UFSC, é gratuita e aberta a toda comunidade. Inscrições através do link. Continue a leitura » ».

Palestra “Reconstruindo a história evolutiva de Myrtaceae Neotropical”

O Grupo Mulheres na Ciência – SC promove a palestra “Reconstruindo a história evolutiva de Myrtaceae Neotropical” com a cientista Thaís Vasconcelos (USP). O evento acontece no dia 7 de novembro, às 13h30, na sala 302 do EFI. Thaís é a primeira cientista não inglesa a ganhar o prêmio John C Marsden Medal, concedido pela Linnean Society em 2017 e também, vencedora do Bentham Moxon Trust, concedido pelo Royal Botanic Gardens Kew, em 2018. As inscrições podem ser feitas pelo link. Mais informações.

Jornada do Núcleo de Estudos Irlandeses acontece dia 7 no CCE

A III Jornada do Núcleo de Estudos Irlandeses (NEI/UFSC) acontece dia 7 de novembro, das 9h30 às 18h30, no Auditório Henrique Fontes, Bloco B, do CCE. O tema deste ano é “(Con)Figurações de famílias na literatura e no cinema irlandeses”, com os palestrantes: professora Margaret Kelleher (University College Dublin), professor Ian Walsh (National University of Ireland, Galway) e da escritora Sinéad Gleeson. Mais informações.

3º Colóquio de Direito e Arte abre inscrições para monitores e ouvintes

O III Colóquio de Direito e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abre inscrições para monitores e ouvintes. Para participar como monitor é necessário ser aluno matriculado na UFSC ou em qualquer outra instituição de ensino superior, de qualquer curso. A participação dá direito a certificado de 20 horas e as inscrições vão até o dia 9 de novembro. Já as inscrições para ouvinte vão até dia 30 de novembro. A 3° edição do evento terá como tema “Discursos, Imagens e Transdisciplinaridade” e será realizada nos dias 12, 13 e 14 de novembro, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFSC). Mais informações no site.

Revista estudos anglo-americanos recebe trabalhos para nova publicação

A Revista Estudos Anglo-Americanos (REAA) está recebendo trabalhos inéditos (artigos e resenhas) até o dia 15 de novembro através do e-mail . As normas da publicação estão disponíveis no link. A REAA criada em 1977, pela ABRAPUI (Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês), sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI/UFSC) publica artigos e resenhas sobre estudos linguísticos e estudos literários em língua inglesa. Mais informações.

Inscrições abertas para o Programa de apadrinhamento da SINTER

Estão abertas as inscrições para o Programa de apadrinhamento dos estudantes estrangeiros de graduação que realizarão intercâmbio na UFSC em 2019.1. O programa tem o objetivo de ajudar os estudantes internacionais nos primeiros momentos em Florianópolis. As inscrições ficam abertas até o dia 14 de dezembro. Continue a leitura>>> .

Programa Endeavour financia estudos na Austrália

O programa Endeavour Leader, que faz parte do plano nacional estratégico em educação internacional australiano, está recebendo inscrições até o dia 15 de novembro através do site. Mais informações no portal de oportunidades internacionais da Sinter.

Projeto Fora do Circuito exibe O Capote

O filme O Capote (URSS, 1959),com exibição no dia 06 de novembro (terça-feira), às 19h, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária, é o primeiro filme do Festival Fora do Mapa, vinculado ao projeto de extensão Fora do Circuito. O tema deste festival é a exibição de filmes de países extintos ou não reconhecidos. Mais informações: https://fora-do-circuito.webnode.com/.

Projeto 12:30 recebe Trovão Rocha Trio, nesta quarta-feira, 07/11

O palco do Projeto 12:30 conta novamente com a apresentação do grupo musical “Trovão Rocha Trio”, nesta quarta-feira, dia 7 de novembro. Nesse show instrumental, o baixista que leva o nome à frente do grupo é acompanhado pelos músicos Sebastian Cavallaro (saxofone) e Victor Bub (bateria).  A apresentação, gratuita e aberta à comunidade, será realizada às 12h30, ao lado do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Saiba mais.

Acompanhe outras notícias da UFSC

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
TwitterFacebook

Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
/ +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.