DIVULGA UFSC – 01/11/2018 – Edição 1163

01/11/2018 10:10

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 01/11/2018 – Edição 1163

UFSC manifesta-se em defesa da universidade pública, gratuita, autônoma e plural

A Administração da Universidade Federal de Santa Catarina publicou uma nota em defesa das Instituições Públicas de Ensino – laicas, republicanas e autônomas – além do posicionamento intransigente no sentido do pleno respeito à Democracia. A Universidade posiciona-se em favor da manutenção de um ambiente saudável, seguro, em que prevaleçam o respeito às diferenças e o convívio harmonioso e tolerante entre as pessoas. Também afirma o caráter intocável da Liberdade de Cátedra e da ampla autonomia no exercício da docência, em todas as esferas de Educação. Continue a leitura>>. Leia também: Recomendação do MPF reforça a ‘liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento’.

Hospital Universitário da UFSC inaugura novas instalações de três unidades

Companheirismo, parceria, profissionalismo e humanização do atendimento foram as principais marcas da solenidade de inauguração, nesta semana, das novas instalações de três unidades no Hospital Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), vinculado à rede Ebserh: a Clínica Médica II, a Clínica Cirúrgica II e o Alojamento Conjunto. O evento foi realizado na entrada destas unidades, com a participação de profissionais que se emocionaram ao falar sobre os trabalhos desenvolvidos em cada área. Continue a leitura>>.

UFSC Joinville recebe comunidade durante a Sepex 2018 e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A UFSC Joinville abriu, nesta segunda-feira, 29 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), integrada à Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) e a Semana Acadêmica Integrada dos Cursos do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ). O tema deste ano é ‘Ciência para Redução de Desigualdades’ e as atividades seguem até quinta-feira, 1 de novembro. Confira a programação.

Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC premia cidade de Porto Belo com Troféu Açorianidade 2018

A Prefeitura Municipal de Porto Belo e o Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina (NEA) promoveram a solenidade de entrega do Troféu Açorianidade 2018 nesta quarta-feira, 31 de outubro, em Porto Belo. O Conselho Deliberativo do NEA concede anualmente o Troféu Açorianidade, destacando pessoas e instituições que reconhecem, divulgam e promovem a cultura de base açoriana de Santa Catarina. Continue a leitura»».

Encontro discute como o fenômeno da migração interfere na construção da ordem jurídica

O evento Migration Flows in the History of International Law irá debater como o fenômeno da migração interfere na construção da ordem jurídica internacional e interna, desde as teorias até as atuais questões ligadas à religião, terrorismo e crises humanitárias. O encontro será realizado entre os dias 5 e 7 de novembro, no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC. O evento será ministrado em inglês e contará com a presença da professora Claudia Storti, da Universidade de Milão, além das intervenções dos professores Airton Ribeiro Jr. (FAP/Ceará) e Ricardo Sontag (UFMG), e dos coordenadores do Ius Commune Arno Dal Ri Jr., Caetano Dias Correa e Diego Nunes. Continue a leitura»».

Grupo de pesquisa promove ‘Novembro Negro: resistência antirracista e o estado de exceção’

O Grupo de Pesquisa Alteritas: Diferença, Arte e Educação promove uma série de eventos no ‘Novembro Negro: Resistência Antirracista e o Estado de Exceção’. A atividade integra o projeto Patrimônio Cultural e Presença Negra em Santa Catarina, que conta com o apoio da SECARte/UFSC. As inscrições podem ser feitas no local e a participação dá direito a certificado. As atividades ocorrem de 5 a 28 de novembro, sempre às 19h, no Auditório do CFH. Confira a programação.

Inscrições abertas para oficinas de Autogerenciamento do Desempenho Acadêmico

O Serviço de Psicologia Educacional, em parceria com o Laboratório de Psicologia Educacional e Escolar do Departamento de Psicologia da UFSC, está com inscrições abertas para oficinas de Autogerenciamento do Desempenho Acadêmico. A atividade será em grupo com 2 encontros com dinâmicas participativas para a identificação das atividades mais desafiadoras no percurso universitário e compartilhamento de estratégias para um bom desempenho acadêmico. Para o início de novembro, serão oferecidas duas opções: segundas-feiras (5 e 12/11) das 17h30 às 19h e quartas-feiras (7 e 14/11) das 10h às 12h. As oficinas serão no Serviço de Psicologia Educacional da CoAEs/PRAE, térreo da Reitoria I, final do corredor. As inscrições podem ser feitas pelo link. Mais informações pelo e-mail: psicologia.prae@contato.ufsc.br.

Submissões para o VII Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em Literatura

O ‘VII Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em Literatura’ acontece nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, na Sala Machado de Assis, no 4º andar do Bloco B, do CCE. As inscrições para comunicação oral devem ser realizadas pelo e-mail nonadappglit@gmail.com, até dia 5 de novembro. Mais informações.

Mesa-redonda aborda ‘Saúde Mental na Pós-Graduação’ na segunda-feira, 5 de novembro

O corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPG-Eco/UFSC) promove mesa redonda abordando o tema ‘Saúde Mental na Pós-Graduação’. O evento acontece na segunda-feira, 5 de novembro, às 9h. Continue a leitura»».

Pós em Biologia Celular abre inscrições para concurso de logotipo

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento (PPGBCD) da UFSC abre inscrições para o concurso ‘Criação do Logotipo do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento’. A competição é gratuita e aberta à toda comunidade e premiará o criador do logotipo campeão com o valor de R$ 300. As inscrições vão até 20 de novembro. Continue a leitura»».

Pesquisa de satisfação para servidores e estudantes da UFSC

O Plano de Gestão e Logística Sustentável (PLS/UFSC) convida servidores e estudantes a responder pesquisa de satisfação. O questionário tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos alunos e dos servidores. Os resultados da pesquisa serão utilizados para compor o indicador ‘satisfação no trabalho’ e ‘satisfação do aluno’. Acesse: formulário para servidores; formulário para estudantes.

Chapa 2 vence eleições do DCE

Com 70,3% dos votos, a Chapa 2 – Canto Maior foi eleita para a próxima gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Foram 5661 votos no total. A chapa foi vitoriosa em 17 das 20 urnas. A Chapa 3 – Zero venceu em 3 urnas. Continue a leitura>>.

Experimenta: ‘Disforia’ e ‘Penas pra que te quero’ são os espetáculos desta quinta-feira

A terceira edição da Semana de Arte ‘Experimenta’ se encerra nesta quinta-feira, 1º de novembro com dois espetáculos teatrais. Continue a leitura»».

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook

 


Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina