Ciência da Informação da UFSC realiza primeira defesa de trabalho de conclusão de curso

14/11/2018 12:40

O curso de Ciência da Informação da UFSC realizou a primeira defesa de trabalho de conclusão de curso (TCC) no dia 12 de novembro, às 16 horas, no laboratório LABCON, sala 204. bloco D do CED. Orientado pela professora Elizete Vieira Vitorino, o trabalho foi apresentado pela aluna Celine Rúbia Probst Purnhagen, cujo tema foi “Competência em informação de idosos: um protótipo voltado às necessidades de informação”.

Marcaram presença o chefe de departamento, Márcio Matias, e o coordenador e cofundador do curso, William Viana. Numa breve cerimônia de agradecimento por esse momento histórico, o professor Márcio lembrou que o curso de Ciência da Informação é o primeiro do sul do país e que o objetivo é formar profissionais empreendedores capazes de identificar, desenvolver e implantar soluções inovadoras, integradas e colaborativas, humanas e não-humanas, em diversos formatos técnicos para resolução de problemas reais de Informação.

O professor William Viana disse que o profissional formado no Bacharelado em Ciência da Informação pode atuar na gestão da informação em empresas privadas e públicas, em organizações baseadas em informação e conhecimento, centros de informação e documentação, em portais de conteúdo, e em bancos e bases de dados. O profissional de CI também pode atuar na gestão da informação e da inovação em empresas de tecnologia e startups.

Com a presença de familiares e amigos, Celine afirmou que o curso de Ciência da Informação, apesar de ainda recente, “engloba conhecimentos de diferentes áreas e as faz complementares de um modo único. Os vastos conhecimentos e competências desenvolvidas na graduação foram essenciais para construção profissional que vejo sendo exercida em meu meio de trabalho, como também científica, a qual contribuiu para a defesa do TCC, de modo que além de ter sido uma experiência ímpar, foi uma oportunidade de compartilhar com a sociedade o conhecimento adquirido ao longo destes anos percebendo que a Ciência da Informação pode realmente fazer a diferença, tanto profissionalmente quanto cientificamente”.

O curso de Ciência da Informação pertence ao Departamento de Ciência da Informação em companhia de outros dois cursos: Arquivologia e Biblioteconomia, todos no CED.